A Prefeitura de Porto Velho iniciou nesta semana um amplo serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e José Vieira Caúla, na zona Leste da capital. A intervenção inclui limpeza e desobstrução de bocas de lobo e manilhas, substituição de tubulações, implantação de novas redes de drenagem e construção de caixas de captação.
A obra atende a uma demanda antiga de infraestrutura. A região sofre há décadas com alagamentos recorrentes, afetando moradores, comércios e equipamentos públicos, como a Unidade de Saúde da Família Ernandes Índio e a Escola Senador Darcy Ribeiro.
De acordo com o prefeito Léo Moraes, o trabalho é parte de um conjunto de ações para melhorar a drenagem urbana e reduzir transtornos causados pelas chuvas.
“Estamos realizando a construção de rede auxiliar, colocando novas manilhas e promovendo a limpeza de toda essa região. Sabemos que há muitos desafios, mas com criatividade, empenho e vontade, estamos conseguindo mudar essa realidade”, destacou o prefeito.
Com a conclusão das obras, os moradores serão beneficiados com o fim dos alagamentos em períodos de chuvas moderadas e com a redução significativa dos impactos em chuvas intensas. A nova rede vai permitir escoamento mais rápido da água, evitando invasões em residências e comércios, além de melhorar o fluxo do trânsito e a segurança viária.
A Prefeitura já tem aprovado um investimento de mais de R$ 200 milhões para drenagens profundas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de retirar Porto Velho da lista das piores capitais do país em saneamento.