As condições meteorológicas, influenciadas pelo aumento sazonal das chuvas na região Norte, serão determinantes para as precipitações previstas para esta quarta-feira (15). Já no início da tarde, a nebulosidade crescente indicava a iminência da chuva. As nuvens carregadas cobriam praticamente todo o estado de Rondônia.
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe) emitiram um prognóstico de chuvas para todo o dia. Para Rondônia, foram emitidos dois alertas de nível 2, indicando a possibilidade de “tempestades severas organizadas”.
O Inmet mantém o alerta de “perigo” devido à previsão de chuvas intensas (entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia) e ventos fortes (60 a 100 km/h). Há risco de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Este alerta abrange uma área que se estende desde o Norte e Extremo Norte do Amazonas, passando pelo Sudoeste do Pará e Noroeste e Sudoeste do Mato Grosso.
Em uma faixa que vai do Noroeste da Ponta do Abunã até a metade Sul de Rondônia, a previsão é de chuvas “severas isoladas e/ou pouco organizadas”, que, embora menos intensas, não devem ser subestimadas em pontos e momentos específicos.
Essas chuvas, comuns nesta época do ano, tendem a aumentar nos próximos meses e frequentemente vêm acompanhadas de ventos fortes, trovoadas e raios.