Brasília, 11 de outubro de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (11), na Base Aérea de Brasília, para Roma, onde participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, na segunda-feira (13). O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e marca os 80 anos da instituição.
Durante a viagem, o presidente brasileiro também participará da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa copresidida por Brasil e Espanha. O encontro, em formato híbrido, reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil para avaliar o progresso da aliança desde sua criação em 2024.
A Aliança Global apoia a implementação acelerada de planos nacionais de combate à fome e à pobreza em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, contabilizando atualmente cerca de 200 membros, entre países, agências, instituições universitárias e bancos de desenvolvimento. Nove novos planos nacionais estão em desenvolvimento para enfrentar fome, pobreza e riscos climáticos.
O Fórum Mundial da Alimentação 2025, estruturado nos pilares Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, adota os “quatro melhores” — melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida — como diretrizes de gestão. A edição deste ano incluirá atividades comemorativas e reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.
O convite para participação de Lula foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, após o Brasil sair do Mapa da Fome. Durante a agenda, o presidente também inaugurará em Roma o espaço destinado aos mecanismos de apoio da Aliança Global, antes de retornar ao país ainda no dia 13.