O programa de qualificação profissional Vencer, do governo de Rondônia, promoveu na noite de terça-feira (7) a entrega de 101 kits profissionais para concluintes de quatro cursos em Porto Velho. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e já disponibilizou 1.762 novos profissionais ao mercado, fornecendo todas as ferramentas necessárias para o início do trabalho. O investimento do governo com os equipamentos ultrapassou R$ 126 mil.
Entre os beneficiados, Paulo Simon, 66 anos, destacou a importância do programa para se reinserir no mercado de trabalho, atuar em um novo segmento como mecânico de manutenção de sistemas de refrigeração e climatização e fortalecer laços de amizade com os colegas de turma. “Minha turma é muito unida, e aqueles que já estão trabalhando sempre indicam oportunidades para quem está disponível”, contou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que o Vencer promove “justiça social e melhoria da qualidade de vida das famílias em situação vulnerável, não só dando o benefício, mas abrindo portas para o trabalho e empreendedorismo”. O governador Marcos Rocha complementou que o programa oferece acesso à educação e habilidades para pessoas sem condições de pagar cursos, promovendo inserção no mercado de trabalho, geração de renda e desenvolvimento do empreendedorismo.
Entre os concluintes, Nayara Santos, 24 anos, mãe de três filhos, recebeu o kit do curso de confecção de lingerie e planeja abrir um ateliê com a enteada, aplicando todo o conhecimento adquirido.
Os kits entregues variaram conforme o curso:
-
Maquiador: maca portátil dobrável, pinças para sobrancelhas e maleta com divisórias;
-
Confecção de Lingerie: máquinas de costura e semi-industrial;
-
Marceneiro de Móveis Sob Medidas: parafusadeira, furadeira, serra circular, óculos de proteção, bolsa para ferramentas;
-
Mecânico de Manutenção de Sistemas de Refrigeração e Climatização: parafusadeira, furadeira, jogo de ferramentas, óculos de proteção e maleta.
Além do kit, os participantes recebem material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante um ano. Para se inscrever, é necessário estar inscrito no Cadastro Único, ter 16 anos ou mais e residir em Rondônia.