O prefeito de Porto Velho , apresentou nesta quarta-feira (8), no Prédio do Relógio, o balanço das comemorações dos 111 anos da cidade. Realizadas entre 1º e 5 de outubro, as festividades mobilizaram mais de 250 mil pessoas em uma programação voltada a todos os públicos.
“Tivemos cinco dias de celebração e culto à nossa história. Começamos com 25 mil pessoas em uma noite cristã e seguimos com shows nacionais e regionais, como o da cantora Joelma, que reuniu mais de 150 mil pessoas ao longo do dia”, destacou o prefeito.
Durante a coletiva, Léo Moraes detalhou o custo do evento, que totalizou R$ 1,8 milhão o equivalente a cerca de R$ 8,40 por cidadão presente ressaltando a transparência da gestão. “Esse valor demonstra o esforço, a criatividade e a dedicação dos nossos colaboradores e voluntários”, afirmou.
Entre os destaques das comemorações, o prefeito ressaltou ações de resgate histórico e cultural, como a restauração da Locomotiva 18, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e o evento ‘Uma Noite no Museu’, ambos grandes sucessos de público. “A restauração da locomotiva era um sonho antigo que emocionou muitas pessoas. Já o evento no museu foi mágico, resultado do trabalho voluntário de historiadores e professores, mantendo viva a memória afetiva das crianças”, explicou.
O encerramento das festividades aconteceu no Mercado Cultural, com homenagens a produtores e artistas locais. “Finalizamos com um evento inclusivo e autêntico, mostrando a diversidade de Porto Velho. Essa atmosfera permite que a população perceba que é dona da cidade”, concluiu Léo Moraes.
A Prefeitura segue com a agenda de eventos, incluindo as comemorações do Dia das Crianças no próximo final de semana e as festividades de fim de ano, que também serão realizadas nos distritos do município.