Porto Velho celebrou, nesta quinta-feira (2), seus 111 anos de fundação com a entrega da Comenda Madeira-Mamoré, a mais alta honraria concedida pela Prefeitura da capital. Entre os homenageados esteve o corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa, reconhecido pelo trabalho e dedicação ao desenvolvimento do município.
A cerimônia ocorreu no Teatro Banzeiros e reuniu diversas autoridades do Poder Judiciário, entre elas os juízes auxiliares da Corregedoria, Silvana Maria de Freitas, Paulo Fabricio e Marcelo Tramontini.
Durante o evento, o prefeito Léo Moraes destacou a contribuição da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) na regularização fundiária de Porto Velho, ressaltando o papel essencial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) na promoção da cidadania e no avanço social da cidade.
A honraria, que leva o nome da histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, símbolo da origem de Porto Velho, reforça a valorização de personalidades que colaboram para o progresso do município.
Além do desembargador Gilberto Barbosa, também receberam a Comenda Madeira-Mamoré: a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy Thompson; o senador Confúcio Moura; o deputado estadual Fernando Máximo; o presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra; o corregedor do MPRO, Héverton Alves de Aguiar; o vice-cônsul da Itália, Cláudio Alfredo Guastella; o médico José Hiran Gallo; a reitora da Unir, Maria Berenice Tourinho; e diversas personalidades homenageadas in memoriam e representantes da cultura local.
A noite foi marcada por momentos de reconhecimento e emoção, em celebração à trajetória daqueles que ajudam a construir a história de Porto Velho.