Embora hoje vivam em diversas partes do Brasil, as lembranças do local onde nasceram são mantidas, mas a saudade da terra natal permanece. Em Guajará-Mirim, o amor pelo local fez com que diversas pessoas se reunissem para consolidar um momento de aproximação entre aqueles que foram obrigados a tocar a vida em outro lugar do país.
Há 24 anos, o evento intitulado “Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim” é uma oportunidade de rever parentes e trocar figurinhas com os conterrâneos. Este ano, o evento já tem data marcada: 14, 15 e 16 de novembro, na “Pérola do Mamoré”.
Segundo o jornalista e radialista João Teixeira, o evento, que teve início em 2001, firmou-se como um marco no calendário cultural do município fronteiriço, localizado a 333 quilômetros de Porto Velho.
Teixeira destaca que o financiamento integral do projeto pelos próprios participantes tem, em sua opinião, “garantido a continuidade da programação”, que ele descreve como um “encontro de histórias, memórias e saudações ao lugar que os viu nascer”.