Nesta quinta-feira (2), o Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, realizou a solenidade de encerramento do IV Curso de Segurança de Autoridades (SEGAUT), no auditório do Ministério Público do Estado (MPRO), em Porto Velho.
O curso teve duração de 31 dias, combinando instruções teóricas e práticas para aprimorar o preparo técnico e estratégico de policiais militares na proteção de autoridades. Participaram 24 alunos, incluindo integrantes da Casa Militar, Polícia Militar (PMRO), Ministério Público (MPRO), Tribunal de Justiça (TJRO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de representantes do Ministério da Justiça e da Casa Militar do Pará.
Durante o treinamento, os militares receberam instruções em escolta a pé e motorizada, atendimento pré-hospitalar tático, salvamento aquático, combate a incêndios, segurança de instalações, missões helitransportadas e planejamento operacional.
O governador Marcos Rocha destacou a importância da formação: “A segurança das autoridades tem reflexo direto na sociedade. Investir em capacitação é garantir que esses profissionais tenham ainda mais responsabilidade e compromisso com a vida das pessoas.”
Para o secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos Góes, o SEGAUT reforça a seriedade e a responsabilidade do governo com a proteção institucional. “A capacitação contínua garante profissionais cada vez mais preparados para atuar em situações de risco, preservando vidas e fortalecendo a confiança da sociedade”, afirmou.
O 3° Sargento PM Amilton Antonio Machado foi homenageado como aluno destaque da turma, ressaltando dedicação e aprendizado. “Agradeço a Deus pela oportunidade de participar do curso. Ser aluno destaque é uma honra e credibiliza ainda mais o meu trabalho”, destacou.