Governo de RO conclui VI Curso de Segurança de Autoridades
Capacitação de 31 dias prepara policiais para proteção de autoridades com instruções teóricas e práticas.
Por Midian Mascarenhas - Secom | Governo de Rondônia - 50
Publicado em
Fotos: Daiane Mendonça
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Nesta quinta-feira (2), o Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, realizou a solenidade de encerramento do VI Curso de Segurança de Autoridades (SEGAUT), no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho. O evento marcou o fim de um ciclo de 31 dias de capacitação, voltados para o preparo técnico e estratégico de policiais militares na proteção de autoridades.
O curso contou com 24 alunos, incluindo agentes da Casa Militar, Polícia Militar (PMRO), Ministério Público (MPRO), Tribunal de Justiça (TJRO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de representantes do Ministério da Justiça e da Casa Militar do Estado do Pará. Durante as atividades práticas, os militares receberam treinamentos em escolta a pé e motorizada, atendimento pré-hospitalar tático, salvamento aquático, combate a incêndios, segurança de instalações, missões helitransportadas e planejamento operacional.
Importância estratégica
Para o governador Marcos Rocha, a capacitação reforça o compromisso do estado com a segurança institucional. “A segurança das autoridades tem reflexo direto na sociedade. Investir em capacitação é garantir que esses profissionais tenham ainda mais responsabilidade e compromisso com a vida das pessoas”, destacou.
O secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos Góes, afirmou que o SEGAUT demonstra a seriedade do governo na proteção de autoridades. “A capacitação contínua garante profissionais cada vez mais preparados para atuar em situações de risco, preservando vidas e fortalecendo a confiança da sociedade”, ressaltou.
Aluno destaque
O 3° Sargento PM Amilton Antonio Machado foi reconhecido como aluno destaque da turma. Durante a solenidade, destacou a importância da qualificação para a carreira militar. “Agradeço a Deus pela oportunidade de participar do curso. Ser aluno destaque é uma honra. Ter essa qualificação credibiliza ainda mais o meu trabalho”, afirmou.
3° Sgt PM Amilton Antonio Machado foi considerado aluno destaque da turma | Fotos: Daiane Mendonça
O SEGAUT segue contribuindo para a formação de profissionais capacitados, preparados para proteger autoridades e garantir a segurança da população rondoniense.
Ministra das Mulheres defende criação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres e anuncia acordos para combate à violência e apoio a pescadoras artesanais.
A revitalização da capital acontece com apoio dos investimentos do Governo de Rondônia, trazendo mais desenvolvimento, lazer e dignidade para a população.
Projeto que segue para a Câmara visa proteger o consumidor contra fraudes e endividamento excessivo, especialmente aposentados e idosos, e prevê multa de 10% em caso de engano.
A proposta para o fim da autoescola obrigatória CNH permite contratar instrutor autônomo e pode reduzir o custo em até 80%, segundo o ministro Renan Filho.
Deputado estadual solicita envio de projeto ao governo de Rondônia para reparar punições aplicadas a militares que reivindicaram melhores condições de trabalho.
A proposta, que permite a votação direta no Plenário, visa tornar crime hediondo a adulteração de bebidas ou alimentos com ingredientes que causem risco à vida ou grave ameaça à saúde, após casos recentes de intoxicação por metanol.
O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, informou o adiamento de 30 dias na análise que definirá a validade do vínculo de emprego entre motoristas e empresas de aplicativos, como Uber e Rappi, para que os magistrados possam examinar melhor a medida.
Um homem que utilizava tornozeleira eletrônica foi detido no bairro BNH, após denúncias de que portava um simulacro de arma de fogo; ele resistiu à prisão e foi contido com uso proporcional da força pela Polícia Militar.
Alan Aleixo e Marcos Barbosa foram detidos pela PM em Ji-Paraná, Rondônia, após Alan confessar o furto de uma mochila contendo R$ 577 em compras; parte dos pertences foi recuperada e os suspeitos foram levados à Unisp.
Condutor de uma motocicleta MT 03 perdeu o controle do veículo na Avenida Boa Vista, colidiu em um carro estacionado e foi socorrido com ferimentos graves pelo Corpo de Bombeiros.
Cinco pessoas foram presas em flagrante em Nova Mutum, Mato Grosso, após a PM interditar uma fábrica clandestina que adulterava cervejas de marcas conhecidas e usava soda cáustica na produção; o lucro em cada engradado superava 100%.
A comissão enviará o pedido ao ministro André Mendonça após Carlos Roberto Ferreira Lopes não justificar a origem de R$ 140 milhões movimentados por sua confederação, uma das maiores responsáveis por descontos ilegais no INSS.
Solenidade em Porto Velho marcou a conclusão do SEGAUT, com treinamentos teóricos e práticos voltados à proteção de autoridades e segurança institucional.
Prefeitura de Porto Velho transmite online parte da programação oficial do aniversário da capital, incluindo bolo quilométrico e reativação histórica da locomotiva.