Governo de RO conclui VI Curso de Segurança de Autoridades
Capacitação de 31 dias prepara policiais para proteção de autoridades com instruções teóricas e práticas.
Por Midian Mascarenhas - Secom | Governo de Rondônia - 50
Publicado em
Fotos: Daiane Mendonça
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
Nesta quinta-feira (2), o Governo de Rondônia, por meio da Casa Militar, realizou a solenidade de encerramento do VI Curso de Segurança de Autoridades (SEGAUT), no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO), em Porto Velho. O evento marcou o fim de um ciclo de 31 dias de capacitação, voltados para o preparo técnico e estratégico de policiais militares na proteção de autoridades.
O curso contou com 24 alunos, incluindo agentes da Casa Militar, Polícia Militar (PMRO), Ministério Público (MPRO), Tribunal de Justiça (TJRO), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de representantes do Ministério da Justiça e da Casa Militar do Estado do Pará. Durante as atividades práticas, os militares receberam treinamentos em escolta a pé e motorizada, atendimento pré-hospitalar tático, salvamento aquático, combate a incêndios, segurança de instalações, missões helitransportadas e planejamento operacional.
Importância estratégica
Para o governador Marcos Rocha, a capacitação reforça o compromisso do estado com a segurança institucional. “A segurança das autoridades tem reflexo direto na sociedade. Investir em capacitação é garantir que esses profissionais tenham ainda mais responsabilidade e compromisso com a vida das pessoas”, destacou.
O secretário-chefe da Casa Militar, Valdemir Carlos Góes, afirmou que o SEGAUT demonstra a seriedade do governo na proteção de autoridades. “A capacitação contínua garante profissionais cada vez mais preparados para atuar em situações de risco, preservando vidas e fortalecendo a confiança da sociedade”, ressaltou.
Aluno destaque
O 3° Sargento PM Amilton Antonio Machado foi reconhecido como aluno destaque da turma. Durante a solenidade, destacou a importância da qualificação para a carreira militar. “Agradeço a Deus pela oportunidade de participar do curso. Ser aluno destaque é uma honra. Ter essa qualificação credibiliza ainda mais o meu trabalho”, afirmou.
3° Sgt PM Amilton Antonio Machado foi considerado aluno destaque da turma | Fotos: Daiane Mendonça
O SEGAUT segue contribuindo para a formação de profissionais capacitados, preparados para proteger autoridades e garantir a segurança da população rondoniense.
Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, destaca na SIC o avanço do Acre na produção de cafés robustas finos com base em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial e lista entidades da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).
Por determinação do prefeito Léo Moraes, equipes da Defesa Civil intensificam o monitoramento de áreas de risco em Porto Velho para prevenir deslizamentos e alagamentos.
Curso promovido pela Semias e Creas acontece de 18 a 21 de novembro e prepara famílias interessadas em oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes.
Com uma comitiva de mais de 100 pessoas, o Acre se destaca na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, levando produtores, baristas e experiências sensoriais que valorizam o Robusta Amazônico e a nova geração da cafeicultura sustentável.
Na SIC, em Belo Horizonte, o prefeito Adailton Fúria celebrou o avanço da cafeicultura de Cacoal e o lançamento do café local em cápsulas, destaque de inovação e orgulho regional.
Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, Fernando Santos destacou o trabalho conjunto do Sebrae com produtores e instituições que fortalecem a cafeicultura rondoniense, consolidando o robusta amazônico no mercado mundial.
Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o secretário adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Albanez, elogiou o avanço do Acre na produção e qualidade do café, destacando o estado como nova promessa da cafeicultura brasileira.
O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitiu que o general Mário Fernandes, acusado de envolvimento em trama golpista, saia da prisão para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da reunião em Santa Marta, onde pretende debater a movimentação militar dos Estados Unidos na região do Caribe e costa da Venezuela.
Proposta segue em regime de urgência para votação no Plenário e busca garantir segurança jurídica e condições dignas aos profissionais do transporte rodoviário.
Recursos assegurados pelo deputado Coronel Chrisóstomo fortalecem a saúde de Machadinho D’Oeste e ampliam o acesso da população a exames de tomografia.
A Operação, que contou com apoio de delegacias vizinhas, visa intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e a organizações criminosas na região.
De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Rua Daniela sentido Pinheiro Machado, quando o carro modelo Montana que trafegava no sentido oposto fez a conversão na Rua Fábia, causando a colisão de frente.
O indivíduo, detido em flagrante no Rio de Janeiro, utilizava um software malicioso para coletar dados de clientes e gerentes, que seriam repassados a golpistas.
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum sofreu assédio sexual em uma caminhada pelo centro histórico, sendo abordada e tocada por um homem que foi detido pela segurança federal.
Dados do MapBiomas Atmosfera indicam que o Pantanal registrou aumento médio de 1,9 °C e a Amazônia, de 1,2 °C, nos últimos 40 anos, com o aquecimento continental mais acelerado.
O projeto que eleva o teto de isenção do Imposto de Renda e prevê tributação extra para super-ricos avançou no Senado e deve ser votado no plenário nesta quarta-feira, 5 de novembro.
Mapeamento conduzido pelo Censipam, com apoio da Defesa Civil, aprimora o monitoramento do rio Madeira e ajuda a prever áreas afetadas durante o período de cheia.
A Netflix confirmou a entrada do ator de Cobra Kai no elenco, com uma breve aparição na segunda temporada, que chega em março de 2026, e maior destaque na terceira.