Prepare-se para uma semana de calor intenso: a partir da primeira semana de outubro, uma onda de quentura prolongada, prevista pela MetSul Meteorologia e divulgada pelo jornalismo do News Rondônia, afetará parte do Norte, Centro-Oeste e pontos do Sul do Brasil.
A onda de calor, intensificada pelo fenômeno conhecido como “bolha de calor”, ou “domo” atingirá doze estados brasileiros, entre eles Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins. Em Rondônia, espera-se que as temperaturas alcancem os 40ºC em diversas áreas: oeste, leste, sudoeste, sudeste e sul, com destaque para os municípios próximos à divisa com o Mato Grosso.
A previsão indica uma onda de calor intensa e duradoura, com termômetros podendo marcar até 40°C, ou próximo disso. Entre os dias 7 e 9 de outubro, o calor será mais intenso, mas a chegada de uma frente fria com chuvas deverá trazer alívio em todo o país.
Segundo a MetSul, este fenômeno climático é resultado de um bloqueio atmosférico que causa “uma vasta área de tempo seco e quente, onde o calor e a baixa umidade se intensificam mutuamente devido à escassez de umidade no solo”, conforme explica a meteorologista Estael Sias.
Segundo a MetSul, uma onda de calor é causada por uma “bolha de calor”, também conhecida como “domo de calor”. “Esse fenômeno, chamado de heat dome em inglês, ocorre quando áreas de alta pressão atuam como uma barreira, impedindo a dispersão do ar quente. O ar descendente, resultante dessa alta pressão, é comprimido à medida que se aproxima do solo, aquecendo ainda mais a atmosfera”.