A Jirau Energia promoveu a segunda edição do projeto Jirau Itinerante no distrito de União Bandeirantes no dia 26 de setembro. A iniciativa, desenvolvida pela área de Comunicação da empresa, alcançou cerca de 300 estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio César Freitas Cassol.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a um dia de palestras, conteúdos interativos e, o principal destaque, experiências em realidade virtual. Essa tecnologia permitiu aos alunos uma visitação imersiva e em 3D aos principais pontos da Usina Hidrelétrica Jirau, como a Sala de Controle, o Vertedouro Principal e o Hall do Edifício de Controle.
Os alunos puderam esclarecer dúvidas e compreender o papel estratégico da geração hidrelétrica no desenvolvimento nacional. A estudante Deisiane Santos ressaltou o valor do aprendizado: “A gente pôde saber muitas informações importantes sobre como é o processo de geração de energia e a distribuição integrada no país, e isso pode se tornar uma oportunidade de trabalho para nós que estamos saindo do Ensino Médio”.
Compromisso com a Educação e a Comunidade
A diretora da escola, Ionan Santos, destacou o impacto positivo da ação na comunidade. “Para nós é um grande privilégio receber uma ação que promove o conhecimento e a interação dos nossos estudantes. Foi um dia de muito aprendizado e trocas de experiência que ficará marcado em cada um que participou”, afirmou.
A Coordenadora de Comunicação da Jirau Energia, Daiana Costa, reforçou o compromisso social da empresa. Segundo ela, o projeto Jirau Itinerante fortalece a integração com as comunidades do entorno da Usina e contribui para “ampliar o conhecimento dos jovens sobre energia renovável e a responsabilidade social” da companhia.