A lendária Maria Fumaça nº 18, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), voltará à ativa após mais de 20 anos parada, em comemoração aos 111 anos de Porto Velho. A reforma foi realizada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), referência nacional na conservação de locomotivas históricas.
O retorno da locomotiva incluirá um percurso dentro do Complexo Madeira-Mamoré, onde o público poderá apreciar toda a imponência da Maria Fumaça, além de ouvir o tradicional apito que marcou gerações de porto-velhenses.
Para o prefeito Léo Moraes, a reativação da locomotiva é um marco de valorização da cultura e da história da cidade. “Foram quase 20 anos de abandono. Desde 1999, a Maria Fumaça nº 18 estava parada, como um pedaço da nossa história esquecido nos trilhos. Em menos de um ano de gestão, já colocamos a litorina para rodar e agora chegou a vez dela: neste dia 2, aniversário de Porto Velho, a Maria Fumaça volta a apitar e se locomover”, afirmou.
O evento de apresentação acontece na quinta-feira (2), a partir das 17h, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A Prefeitura convida toda a população a prestigiar o momento e celebrar a retomada de um ícone histórico da capital rondoniense.











































