O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos neste domingo, 28 de setembro, em Brasília. O evento, que uniu esporte e celebração, marcou o aniversário de 95 anos do Ministério da Educação (MEC) e sua atuação na construção de políticas públicas educacionais.
A largada da prova, que reuniu cerca de 6 mil inscritos, ocorreu em frente ao edifício-sede do MEC, com percursos de 3 km, 5 km e 10 km. Lula caminhou ao lado da primeira-dama Janja e de ministros como Camilo Santana (Educação), Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Saúde).
Durante o percurso, o presidente defendeu a educação como o caminho para o desenvolvimento do país. “Essa é a caminhada da soberania educacional do Brasil. Nós temos consciência de que é por meio da educação, da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia, que a gente vai tornar o Brasil soberano”, afirmou.
Homenagem aos profissionais de ensino
Ao completar a caminhada, Lula dedicou a medalha entregue aos participantes a todos os profissionais da educação. Ele ressaltou a importância do trabalho de professores e funcionários das escolas para combater o analfabetismo no país.
“São medalhas para todos os professores de todos os graus de ensino nessa República Federativa do Brasil. Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país”, disse o presidente.
Lula concluiu destacando que a “revolução” de seu governo deve ser focada na área educacional: “A nossa revolução é muito grande. Ela não é só na comida, não é só no emprego, não é só no salário. Ela tem que ser na educação”.
A Corrida e Caminhada foi uma sugestão dos próprios trabalhadores do ministério, representando um momento de coletividade e pertencimento com a causa da educação brasileira.