O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu nesta quarta-feira (24) a democratização do mercado de capitais, com maior participação popular, e a atuação do banco público em setores estratégicos. O anúncio foi feito durante um evento na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.
Mercadante comparou a participação dos brasileiros na bolsa de valores com outros países e destacou a baixa adesão no Brasil, onde apenas 2% da população investe. Ele acredita que o BNDES pode ajudar a tornar esse mercado mais acessível e seguro para a classe média, incentivando o investimento em renda variável.
BNDES em setores estratégicos
Segundo o presidente do BNDES, a atuação do banco em setores como descarbonização, inovação e economia verde é essencial para impulsionar a industrialização. Ele destacou que um mercado de capitais forte, tanto primário quanto secundário, é fundamental para o crescimento e a inovação.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, presente no evento, ressaltou o papel multiplicador do mercado de capitais e citou setores estratégicos para os investimentos, como saúde, biotecnologia e minerais críticos, que são essenciais para a transição energética.