A CAIXA realizou a entrega de 60 drones e kits complementares ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília (DF), nesta quinta-feira (25). Os equipamentos foram adquiridos com recursos de R$ 2 milhões provenientes do Fundo de Compensação Ambiental (FCA), administrado pela CAIXA em parceria com o ICMBio.
Os equipamentos serão utilizados para apoiar as ações de monitoramento e fiscalização ambiental em Unidades de Conservação (UCs) federais, como parques nacionais e reservas biológicas. Os drones auxiliarão em atividades como o combate a incêndios e ilícitos, pesquisa científica e fiscalização de áreas protegidas.
Além da aquisição dos drones, os recursos do FCA também serão aplicados na capacitação do corpo técnico do ICMBio que atua diretamente nas unidades de conservação. O objetivo é garantir o uso adequado dos equipamentos e aumentar a eficiência das operações em campo.
O superintendente de Fundos de Governo da CAIXA, Edilson Carrogi, destacou a importância estratégica da parceria. “Essa entrega é apenas um pequeno exemplo da importância estratégica do FCA para a conservação do meio ambiente e do posicionamento claro da CAIXA como agente de soluções financeiras que fortalecem políticas públicas de conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável”, comentou Carrogi.
O FCA é um instrumento financeiro que direciona recursos de compensações ambientais de grandes empreendimentos que causam impactos negativos ao meio ambiente. A CAIXA atua na gestão do fundo, viabilizando projetos que fortalecem a conservação da biodiversidade no Brasil.
O valor de compensação é estipulado pela Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA). Os recursos são destinados exclusivamente às unidades de conservação federais e podem ser utilizados para:
Regularização fundiária.
Financiamento de ações de preservação.
Investimentos em infraestrutura.
Projetos de educação ambiental e turismo ecológico.