O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) da Prefeitura de Porto Velho, realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma palestra interativa sobre Alzheimer, voltada aos usuários e convidados do centro. A iniciativa faz parte da programação da campanha Setembro Lilás, dedicada à conscientização sobre a doença.
O evento contou com a participação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Rondônia, com profissionais como as psicólogas Bruna Borges e Lúcia Fraga, a nutricionista Taíse Marques e o médico geriatra Lucas Rondini, que conduziram a atividade educativa, abordando fatores de risco, prevenção e tratamento da doença.
“Fizemos uma atividade educativa apresentando os principais fatores de risco do Alzheimer, além de informações sobre tratamento e prevenção”, explicou o médico geriatra Lucas Rondini.
A coordenadora do CCI, Sabrina Bianca, reforçou a importância de ouvir especialistas no tema: “A campanha Setembro Lilás trata da conscientização sobre o Alzheimer. Nada melhor do que aprender com quem entende, para tomar os devidos cuidados na prevenção ou tratamento da doença”.
Setembro Lilás e os números da demência
No Brasil, mais de 2 milhões de pessoas vivem com demência, sendo que 80% não possuem diagnóstico reconhecido, devido à desinformação, dificuldade de acesso a serviços especializados e escassez de profissionais capacitados. Globalmente, são mais de 55 milhões de pessoas com demência, com um novo caso a cada 3 segundos. Até 2050, a estimativa é ultrapassar 139 milhões de casos.
Estudos indicam que quase 60% dos casos de demência no Brasil poderiam ser evitados ou adiados com controle de fatores de risco, como baixa escolaridade na infância, depressão na meia-idade e problemas visuais não tratados na velhice. A iniciativa reforça a necessidade de informação, prevenção e combate ao estigma associado à doença.