A Organização das Nações Unidas (ONU) aumentou a ajuda financeira diária para 144 países em desenvolvimento para que possam cobrir os custos de participação na COP30. O evento será realizado em novembro, na cidade de Belém. A taxa diária, que era de US$ 144, passou para US$ 197, um reajuste que atende a uma demanda dos países menos desenvolvidos.
Essas nações vinham criticando os altos preços das hospedagens na capital paraense, alegando que os custos poderiam comprometer a representatividade na conferência. O aumento do auxílio financeiro, que teve o apoio do Brasil, busca solucionar esse problema e garantir a participação de todas as delegações.
O secretário-executivo do Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, informou o reajuste. Além disso, o Brasil sugeriu que a ONU estude a possibilidade de um reforço emergencial para cobrir integralmente os custos dessas nações.
Preparativos da COP30
O governo brasileiro informou que 79 países já confirmaram sua hospedagem em Belém, enquanto outros 70 estão em negociação. Os organizadores do evento garantem que há mais de 42 mil quartos disponíveis na cidade para o período da conferência, incluindo hotéis, navios e plataformas de hospedagem. Uma força-tarefa tem trabalhado desde agosto para ajudar as delegações com questões de hospedagem, transporte e outros serviços.