O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está expandindo sua atuação, oferecendo consultorias especializadas em gestão de obras e projetos por meio do BIM (Building Information Modeling). A metodologia integra tecnologias, processos e práticas de diferentes áreas em um ambiente colaborativo, proporcionando maior eficiência no planejamento, execução e operação de edificações, além de garantir mais qualidade e transparência ao setor da construção civil.
Entre os dias 9 e 12 de setembro, a equipe da gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, composta pelo coordenador do BIM-Office, Leone Augusto Bezerra Leitão, e pelo engenheiro Brunno Resplandes Barros, esteve no Amapá. A comitiva foi recebida pela superintendente do SESI e diretora de Operações do SENAI, e pelo gerente executivo corporativo, Eduardo Augusto Souza da Costa, realizando visitas técnicas nas unidades do SESI e SENAI em Macapá e Santana.
Como resultado, será firmada parceria com o departamento regional do Amapá, garantindo a execução contínua de consultorias e suporte técnico em obras e projetos. Para Leone Augusto, a iniciativa é estratégica e consolida a presença da STI na região Norte na modernização de processos construtivos. “Estamos criando uma identidade de produto que posiciona nosso regional como referência nacional em tecnologias aplicadas à construção civil”, afirmou.
O engenheiro Brunno Resplandes destacou que a visita permitiu compreender as necessidades específicas do Amapá, construindo uma parceria de valor e abrindo portas para futuros projetos.
Para o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, a implementação do BIM Office no departamento do Amapá representa uma abordagem que combina tecnologia, gestão de dados e inovação, oferecendo às indústrias um diferencial competitivo. “A formalização desse acordo consolida o SENAI como aliado na transformação digital do setor, conectando inovação, sustentabilidade e eficiência em cada projeto”, enfatizou.