Na terça-feira (16), a Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) celebrou 59 anos de fundação em solenidade realizada em Porto Velho. O evento reuniu autoridades, servidores e ex-servidores para destacar os avanços do órgão, considerado estratégico para a formalização de empresas e fortalecimento do ambiente empresarial no estado.
Vinculada ao governo de Rondônia, a Jucer tornou-se 100% digital com o sistema Empresa Fácil RO, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin). A plataforma eliminou burocracias, reduziu custos e facilitou a abertura de negócios, ampliando a formalização de empresas e contribuindo para geração de emprego e renda.
Mais oportunidades
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou os avanços da economia estadual.
“Só este ano já foram mais de 22 mil empresas abertas. Rondônia tem o segundo menor índice de desemprego do Brasil e cresce em todas as áreas. Todas as ações do governo são direcionadas para fortalecer o comércio, o mercado e gerar oportunidades para as pessoas”, afirmou.
O presidente da Jucer, Clébio Billiany de Mattos, ressaltou o papel transformador do órgão.
“Estamos comemorando 59 anos de atividade com vários marcos de sucesso. A Jucer que começou burocrática, hoje é totalmente digitalizada, atendendo o empreendedor a qualquer hora. Já alcançamos aumento de 20% no número de empresas abertas em relação ao mesmo período do ano passado, o que representa mais segurança, renda e oportunidades”, explicou.
Integração e segurança
O secretário adjunto da Sefin, Franco Ono, reforçou a importância da integração.
“Rondônia foi pioneira na integração de 100% dos seus municípios. Hoje colhemos frutos desse trabalho com programas como o Cidadania Empresarial, que promove educação fiscal e traz segurança social, inclusive previdenciária, para quem se formaliza”, destacou.
A solenidade também contou com homenagens ao governador, bênção religiosa, apresentação dos marcos históricos da Junta Comercial e entrega de kits com produtos amazônicos a autoridades e servidores. O encerramento foi marcado pelo corte do bolo de aniversário, simbolizando uma nova fase da Jucer, reconhecida nacionalmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP-Brasil) como referência no suporte ao empreendedorismo inovador.