A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará o I Seminário de Inclusão no dia 22 de setembro, em um evento voltado para a comunidade acadêmica e externa. A iniciativa, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) com o apoio da Coordenadoria de Atenção a Pessoas com Necessidades Especiais (Capnes), tem como objetivo promover a inclusão em diversos setores.
A programação do seminário conta com atividades em quatro campi da UNIR: Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes e Vilhena. A palestra de abertura, em Porto Velho, será sobre “Tecnologia Assistiva na Educação Superior”, com a professora Geisa Cristina Batista, da UFAC.
Atividades em todos os campi da UNIR
No período da tarde e noite, a programação se diversifica em cada campus:
- Porto Velho: Oficinas de Orientação e Mobilidade, de Introdução à Libras e de Visita Guiada. Haverá também palestras sobre o “Direito à Acessibilidade” e rodas de conversa sobre “Os desafios da inclusão”, com a participação do juiz Flávio Henrique de Melo.
- Guajará-Mirim: O campus receberá rodas de conversa sobre “Acolher para Incluir: Diálogos sobre Avanços e Desafios no Campus de Guajará-Mirim”.
- Ariquemes: A programação terá palestra sobre “Educação inclusiva: os desafios de ensinar e avaliar o público-alvo da educação especial”, além de relatos de experiências de egressos surdos do curso de Pedagogia.
- Vilhena: O campus irá promover uma Roda de Conversa sobre “Inclusão na Universidade: superando Desafios e construindo um futuro inclusivo”.
As inscrições para participar do evento podem ser feitas através do sistema Sigaa-UNIR e também nos locais das atividades.