Um acordo firmado entre a Prefeitura de Porto Velho e, uma instituição com vasta experiência em cuidados com os bichos, prestará serviços de atendimento a animais, como cães e gatos. O objetivo principal do acordo é cuidar e reduzir o número de animais abandonados e melhorar a saúde dos bichos da capital.
O serviço, segundo anunciado pelo prefeito Léo Moraes (Podemos), funcionará auxiliando atendimentos (consultas veterinárias, vacinação, castração, etc.) para cães e gatos cujos tutores não têm condições financeiras, bem como para animais em situação de rua ou em abrigos, oferecendo atendimento humanitário voltado para a saúde e manutenção desses bichos.
Ainda segundo Moraes, os atendimentos acontecerão na Clínica do Bem-Estar Animal, que será inaugurada brevemente aqui na cidade. O local oferecerá consultas e o serviço de castração. Léo confirma que o atendimento, primordialmente, será voltado para donos que não conseguem pagar e para animais em situação de rua ou abrigados em instituições que dão suporte ao município, oferecendo moradia a cães e gatos errantes, muitos em situação crítica.
Ver essa foto no Instagram
Para Juliana Poli, empresária e ativista da causa animal há décadas, a iniciativa do município é mais que bem-vinda. “Tendo em vista que a situação dos animais de rua na capital se tornou um problema que precisa de ajuda mútua, como o envolvimento da Câmara Municipal na criação de leis que responsabilizem mais os tutores, e a criação, pelo Município, de um abrigo próprio com serviços oferecidos de maneira completa e integral como o resgate desses animais das ruas, o atendimento veterinário completo e a castração”.
Polli, da “Confraria das Patas”, na Miguel Calmon, esclarece que, apesar de triste, a situação de cães e gatos errantes na capital é comum, mas que não consegue se acostumar. Ela é responsável por cuidar de vários cães e gatos encontrados em situação de abandono. A comerciante enfatiza que tenta ajudá-los como pode, mas jamais deixa qualquer um deles sem os cuidados devidos. Sua maior alegria é ver o animal curado e de volta ao convívio familiar.