O filme O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15). O longa, que ainda não estreou no Brasil, é estrelado por Wagner Moura e se passa em 1977, durante a ditadura militar, seguindo um professor que se envolve em um universo de espionagem.
O filme já conquistou diversos prêmios internacionais, incluindo o de Melhor Diretor para Kléber Mendonça Filho e o de Melhor Ator para Wagner Moura no prestigiado Festival de Cannes. O enredo acompanha o personagem Marcelo, um professor de tecnologia que, ao tentar recomeçar a vida no Recife, acaba em um complexo universo de espionagem e paranoia.
A escolha do filme como representante brasileiro não garante sua indicação ao prêmio. A Academia do Oscar selecionará, a partir das indicações de cada país, os filmes que de fato concorrerão na cerimônia, marcada para 15 de março de 2026. Entre os filmes pré-selecionados estavam também Baby, de Marcelo Caetano, e O Último Azul, de Gabriel Mascaro. No início deste ano, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.