Neste momento, os satélites GOES-16 e GOES-19 enviam imagens sobre o país. Em Roraima, Amazonas, Acre e parte do Pará, as chuvas ocorrem com intensidade. No mesmo cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também destaca o estado de Rondônia. Por lá, esperam-se chuvas intensas, principalmente nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste.
No informe do órgão federal, as chuvas deverão variar “entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia”. Elas podem vir acompanhadas de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. Dentro dessa perspectiva de chuva, estão as regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e Sudeste. As outras áreas ficam de fora, como é o caso da região Sul, onde se encontra Vilhena.
Já chove na Ponta do Abunã, região do município de Porto Velho. Vale ressaltar que o tempo começa a fechar com mais intensidade durante a tarde e o início da noite, aumentando a frequência das precipitações. Não se descarta o risco de trovoadas.
O Inmet, através do CPTEC, alerta para chuvas de forte intensidade na segunda-feira (16) e terça-feira. Em Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, alguns trechos terão chuvas classificadas como Grau 1 (chuvas de forte intensidade). Essas chuvas podem atingir maior intensidade, sendo consideradas “tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas”.