DOMINGO, 05/10/2025

Paixão dos brasileiros, Cachaça é celebrada neste sábado dia (13)

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação.

Por Pessoa Comunicação

Publicado em 

José Lúcio Ferreira (Especialista) | Crédito_Projeto Antenados - Expocachaça

Há muito a cachaça deixou de ser vista como bebida de segunda classe e passou a frequentar os balcões das melhores barras de coquetelaria do país. Ou as cartas de estabelecimentos — bares e restaurantes — especializados em oferecer uma quantidade sideral de rótulos, produzidos no Brasil, da Amazônia aos Pampas.

Segundo um dos principais estudiosos da bebida no país, o empresário José Lúcio Ferreira, fundador e diretor da Expocachaça, ainda há uma certa falta de conhecimento sobre o destilado mais popular, ainda mais quando se trata de produção de alambique. As maneiras de se produzir cachaça são tantas que é preciso um bocado de estudo e dedicação para dominar o assunto, se a vontade é a de se tornar um especialista como ele.

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação. Um pouco de cultura sobre a cachaça, no entanto, não ocupa espaço e pode tornar sua experiência com a caninha ainda mais proveitosa e divertida. No 13 de setembro, Dia da Cachaça, conheça um pouco mais sobre suas peculiaridades e sua história.

A cachaça tem alto valor agregado

Todo mundo sabe que há cachaça branca, amarela, dourada e algumas de coloração bem escura. Essa variedade de matizes tem a ver com o tipo de madeira em que o destilado é armazenado e envelhecido. Nesse quesito, o Brasil é campeão: os produtores de cachaça têm permissão de envelhecê-la em mais de 30 tipos de madeira. Os barris onde descansa não vão determinar apenas a cor do líquido, mas seus aromas e sabores, que também sofrem influência do tipo de cana-de-açúcar utilizada, das condições climáticas e de solo de cada região e dos estilos de fermentação e de destilação do caldo de cana.

“Apesar de ser um dos principais mercados nacionais do setor de bebidas, globalmente, o pequeno produtor que luta para conquistar o mercado americano tem ainda o desafio de enfrentar os produtores industriais que chegam no mercado com preços bem baixos competindo predatoriamente com os produtores de cachaça de alambique. E mostrar para o mercado que existem dois processos produtivos o de coluna ou industrial e o de cachaça de alambique, para mostrar essa diferença é preciso um investimento que os pequenos produtores não têm”, comenta.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Segundo José Lúcio, recentemente, uma marca de cachaça de alambique que estava no mercado com o valor de 15 vezes superior ao das industriais sofreu uma concorrência muito pesada das industriais e seu preço no mercado caiu pela metade.

“As empresas importadoras que trabalham com produtos de alto valor agregado sabem das diferenças entre as cachaças industriais e da cachaça de alambique, mas explicar isso para o público consumidor requer investimento que o produtor não tem como fazer, em sua grande maioria. Não tem capacidade”, pontua o especialista.

Passear pelos tipos de cachaça é um caminho quase sem fim. Além da branquinha, você pode optar por uma bebida envelhecida em jequitibá, que traz notas sutilmente doces, lembrando baunilha. A amburana, bem popular, acrescenta ainda mais dulçor à cachaça e um toque fortemente amadeirado. Bálsamo dá um caráter de ervas e especiarias ao líquido. A madeira pode esconder defeitos.

Usar madeira em envelhecimento de cachaça pode não ser exatamente uma virtude. Muitos produtores lançam mão desse recurso justamente para esconder a falta de qualidade do seu destilado base, sobretudo com madeiras bastante intensas, como carvalho e amburana. Uma dica dos especialistas para analisar a qualidade de um produtor é sempre começar pela cachaça branca, antes de provar as envelhecidas. O líquido sem passagem por madeira mostra a bebida como saiu do alambique, sem maquiagem.

Cachaça que arde é ruim?

A cachaça pode arder na goela por alguns motivos e um deles é a falta de qualidade da destilação. Outro pode ser a sensibilidade (temporária ou crônica) do seu organismo ao álcool, o que facilita a queimação no esôfago, seja com cachaça, vodca ou tequila.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Bebidas mal elaboradas, com alta concentração de metanol, costumam causar a sensação de que você está engolindo lava vulcânica. Por isso, a culpa não é da cachaça em si, mas de determinadas marcas mequetrefes. Há, porém, estilos mais ácidos de cachaça, dependendo da região de produção. E a acidez de uma bebida não é propriamente um defeito. Como identificar uma cachaça de boa precedência?

Como identificar uma cachaça de boa precedência?

A explicação é a seguinte: a cachaça ideal é a que traz prazer sensorial. Ponto. Mas é preciso tomar cuidado com destilados de origem duvidosa. Sabe a “cachacinha artesanal que o seu Manoel faz lá no sítio do vizinho da sogra do meu primo”, que chega numa garrafinha pet? Fuja. Destilados mal elaborados, com alta concentração de metanol, podem causar cegueira e até matar.

José Lúcio Ferreira alerta que é melhor escolher as bebidas de cachaças e outras categorias, em empórios e e-commerces bem conceituados e devidamente registrados. Tanto é que foi com o propósito de dar visibilidade aos produtores registrados que nasceu a Expocachaça há praticamente 18 anos, entretanto com a sua 34ª edição realizada no mês passado, em Belo Horizonte.

Ele orienta que há muitos alambiques clandestinos e a falsificação de bebidas também é um problema sério no Brasil. Portanto, é importante certificar-se de que você compra de revendedores ou produtores idôneos, pontua.

Cabeça, coração e cauda: que história é essa?

Um produtor preocupado em elaborar um destilado de excelência deve desprezar a primeira parte da destilação — a cabeça, que carrega várias substâncias nocivas ao organismo, incluindo a alta carga de metanol. O coração da cachaça é mais livre de impurezas, é a “cachaça da boa”.

O final da destilação, chamado de rabo ou cauda, tem menor concentração de álcool e também deve ser desprezado. Produtores cuidadosos costumam dar bastante atenção a esse processo, para colocar na garrafa o que de melhor a destilação possa entregar — o coração da cachaça. Embora haja exceções à regra, é geralmente mais negócio degustar cachaças de pequenos e bem conceituados produtores, e em doses comedidas. A sábia combinação: beber menos e melhor.

Se é cara, é boa?

Alguns produtores esmeram-se em produzir cachaças com longo tempo de envelhecimento, misturando líquidos de vários barris até chegar o blend que consideram único e especial. É claro que esse cuidado e o tempo de elaboração vão estar refletidos no preço. O processo de envelhecimento é mais caro do que tirar a cachaça branca do alambique e engarrafar. Em muitos casos, porém, o alto custo de uma cachaça engarrafada em cristal está mais relacionado ao luxo e ao status que o produto pretende carregar.

Como um vestido da mais alta grife, o preço embute o prestígio e os sonhos de consumo que aquela marca representa. Há muitas cachaças envelhecidas de grande qualidade por menos de 100 reais no mercado. No caso das brancas, por até menos de 50 pratas. Caso não saiba por onde começar, converse com um bartender ou sommelier de confiança para pegar algumas dicas. Rankings sérios como o da Cúpula da Cachaça, lançado anualmente, também são um bom parâmetro de escolha.

Ela também foi símbolo de independência

Os líderes da Revolta da Cachaça preferiram brindar a vitória com vinhos portugueses, que consideravam superiores ao próprio destilado que produziam. A cachaça foi mesmo tomada como símbolo de brasilidade por outro movimento rebelde que aconteceria no século XVIII.

A cúpula da Inconfidência Mineira, que queria ver o Brasil independente, bebia cachaça para demonstrar repúdio à Coroa do Portugal. Tiradentes, o mais célebre inconfidente, teria dito “molhem minha goela com cachaça da terra” antes de ser enforcado. Em 1817, a cachaça também simbolizou o nacionalismo, sendo a preferida dos líderes da Revolução Pernambucana, que boicotava os produtos de Portugal.

De onde ela veio?

A cachaça é brasileira, ora essa. A hipótese mais provável de seu nascimento é a de que, já dominando as técnicas de destilação, os colonizadores portugueses tenham feito experiências com o caldo de cana fermentado e gostado do resultado. Afinal, cana era o insumo abundante que tinham à mão, na falta das uvas com que faziam suas bagaceiras europeias.

As palavras cachaça e cachaza já existiam no vocabulário da Península Ibérica. Produzido com cana, foi o primeiro destilado a surgir na América Latina. Embora haja controvérsias sobre a data e o local de nascimento, é provável que tenha aparecido entre 1516 em 1532, em algum engenho do litoral brasileiro. Os historiadores trabalham com hipóteses distintas sobre o berço da primeira cachaça.

Há uma versão de que ela teria nascido entre 1516 e 1526 em Itamaracá, Pernambuco. Outra dá conta de que teria surgido em 1520, em Porto Seguro, Bahia. O historiador Câmara Cascudo, na obra “Prelúdio da Cachaça”, crava São Vicente, São Paulo, e 1532, como o local e a data mais prováveis.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sicredi participa da maior vitrine de empreendedorismo de Mato Grosso

Durante o evento, associados e não associados poderão conversar com os especialistas da instituição financeira cooperativa e conhecer as melhores soluções para suas necessidades
L
Banco Central inicia bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes

Banco Central inicia bloqueio de chaves Pix usadas em golpes e fraudes

O Banco Central (BC) passará a bloquear chaves Pix que forem utilizadas em golpes e fraudes. O novo procedimento, que visa ampliar a segurança da ferramenta de pagamentos instantâneos, começou a valer neste sábado, 4 de outubro.
L
Rapper Hungria tem boa evolução e médicos suspendem hemodiálise

Rapper Hungria tem boa evolução e médicos suspendem hemodiálise

O rapper Hungria (Gustavo Hungria das Neves) segue internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol, mas apresenta melhora no quadro clínico. A hemodiálise foi suspensa, e o artista se manifestou nas redes sociais.
L

CNU 2025 reúne 760 mil candidatos neste domingo

Prova do CNU 2025 exige atenção a horários, documentos e itens obrigatórios.
L

Testes para metanol em bebidas são desenvolvidos por cientistas

UFPR, Unesp e UnB lideram iniciativas para detectar a substância; Ministério da Saúde já notificou 113 casos de contaminação por metanol.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Volkswagen T-Cross 2026 mostra força e lidera segmento no mercado brasileiro

SUV compacto traz novidades em design, tecnologia e versão inédita Extreme
L
SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô em até 180 dias

SUS fará cirurgia de câncer de próstata por robô em até 180 dias

O Ministério da Saúde incorporou a prostatectomia radical assistida por robô no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de pacientes com câncer de próstata. A oferta da cirurgia com tecnologia avançada deve ser efetivada em um prazo máximo de 180 dias.
L
Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH e prevê queda de 80% no custo

Governo propõe fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH e prevê queda de 80% no custo

O Ministério dos Transportes abriu consulta pública para a proposta que elimina a exigência de aulas em autoescola para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida visa modernizar o processo, tornando o documento até 80% mais barato e acessível à população.
L
Ministério da Saúde registra 113 casos de intoxicação por metanol no país

Ministério da Saúde registra 113 casos de intoxicação por metanol no país

O Ministério da Saúde divulgou um balanço com 113 casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. São Paulo concentra a maioria dos registros, com 11 casos confirmados e 90 em investigação, além de 12 óbitos notificados.
L
Químicos alertam sobre riscos de testes caseiros com metanol em bebidas

Químicos alertam sobre riscos de testes caseiros com metanol em bebidas

O Conselho Federal de Química (CFQ) desaconselha testes caseiros com bebidas adulteradas, como cheirar ou provar, devido ao risco de intoxicação por metanol. O analista Siddhartha Giese orienta sobre como denunciar e identificar produtos suspeitos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ENEM DOS CONCURSOS-CPNU 2: Confira documentos, inclusive digitais, que podem ser usados no dia da prova-

e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital são aceitos em aplicativos oficiais GOV.BR, conforme previsto em edital
L

Encarregado de RH com salário de R$ 2.500 em Porto Velho

Rhesultados Consultoria abre vaga para Encarregado de RH com benefícios e horário comercial
L

Auxiliar de Faturamento com salário de R$ 2.000 em Porto Velho

Rhesultados Consultoria abre vaga para Auxiliar de Faturamento em empresa da Zona Sul
L

Auxiliar de Mecânico com salário de R$ 2.500 em Porto Velho

Rhesultados Consultoria abre vaga para Auxiliar de Mecânico em indústria com contratação imediata
L

Lombador em Matadouro com salário de R$ 2.232,50 em Porto Velho

Rhesultados Consultoria abre vaga para Lombador em frigorífico com benefícios e contratação imediata
L

POLÍTICA

Governo busca consultoria para relatório sobre mortos e desaparecidos políticos

Governo busca consultoria para relatório sobre mortos e desaparecidos políticos

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH) abriu edital para contratar cinco consultorias especializadas para auxiliar na elaboração do relatório de atividades da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. O documento abrangerá o período de 2007 a 2025.
L
STF mantém Sergio Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

STF mantém Sergio Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar o recurso do senador Sergio Moro e mantê-lo réu na ação penal por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.
L
Alckmin celebra avanço com os EUA após encontro de Lula e Trump sobre tarifas

Alckmin celebra avanço com os EUA após encontro de Lula e Trump sobre tarifas

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou novos avanços na redução de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros após a conversa entre os presidentes Lula e Donald Trump na ONU. A exclusão atinge mais de US$ 370 milhões em exportações.
L
Vereador Dr. Santana celebra os 111 anos de Porto Velho e elogia programação da prefeitura

Vereador Dr. Santana celebra os 111 anos de Porto Velho e elogia programação da prefeitura

Durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho, o vereador Dr. Santana destacou o trabalho da prefeitura e a importância das atividades culturais e históricas.
L

111 anos de Porto Velho: Cristiane Lopes celebra e reafirma compromisso com a capital com R$ 97 milhões em emendas

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), porto-velhense de nascimento, acompanhou as festividades do aniversário de 111 anos da capital e destacou a destinação de cerca de R$ 97 milhões em recursos para fortalecer a saúde, educação e segurança pública de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Brasileiro é preso nos EUA após ação conjunta da PF de Rondônia com a Interpol

Homem era procurado por estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica contra idosa e foi detido após publicação de Difusão Vermelha.
10
Equipe do sgt Machado prende criminoso que ganhava drogas a cada duas horas de “trabalho”

Equipe do sgt Machado prende criminoso que ganhava drogas a cada duas horas de “trabalho”

Na pesquisa nominal foi encontrado um mandado de prisão por furto, expedido pela Vara de Execução de Medidas Alternativas de Porto Velho.
14
PRF em Rondônia apreende mais de 360 kg de drogas em Porto Velho

PRF em Rondônia apreende mais de 360 kg de drogas em Porto Velho

Quatro homens foram presos
10
Polícia Militar fecha laboratório clandestino de falsificação de bebidas no DF

Polícia Militar fecha laboratório clandestino de falsificação de bebidas no DF

A Polícia Militar (PMDF) fechou um laboratório clandestino de falsificação de bebidas na região de Sobradinho dos Melos, no Distrito Federal. A ação, que apreendeu maquinário, rótulos e produtos químicos, ocorreu após a fiscalização em distribuidoras.
10
Polícia Civil recupera reboque furtado de empresa em Urupá

Polícia Civil recupera reboque furtado de empresa em Urupá

A Delegacia Especializada na Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) da Polícia Civil localizou um reboque que havia sido subtraído de uma empresa no município de Urupá.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iveco inaugura centro de treinamento e apresenta protótipo Daily Multifuel

Marca aposta em qualificação e multienergia para avançar na descarbonização do transporte
L

O esforço coletivo que levou a TE Connectivity ao reconhecimento nacional

Projeto com inteligência artificial coloca empresa entre os destaques da Indústria 4.0
L

O colapso de Gaza nas profecias de Nostradamus

As previsões de Nostradamus sobre guerras e catástrofes ganham novo destaque diante dos ataques em Gaza e dos temores de um conflito global.
L
Inca projeta 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025

Inca projeta 73,6 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou dados do “Outubro Rosa” e estima 73.610 novos casos de câncer de mama no país em 2025. A doença, que é a que mais mata mulheres no Brasil, registrou mais de 20 mil óbitos em 2023.
L
Cartilha da Redação do Enem 2025 está disponível com dicas para nota 1.000

Cartilha da Redação do Enem 2025 está disponível com dicas para nota 1.000

O Inep publicou a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025”, que detalha os critérios de avaliação e traz redações nota alta do Enem 2024. O material orienta os candidatos sobre como atingir a nota máxima na prova.
L
Regulamentação do Pix Parcelado será publicada pelo Banco Central no fim de outubro

Regulamentação do Pix Parcelado será publicada pelo Banco Central no fim de outubro

O Banco Central (BC) informou que a regulação do Pix Parcelado será publicada na última semana de outubro. Prevista inicialmente para setembro, a nova modalidade de crédito, que permite dividir pagamentos via Pix em parcelas, teve seu lançamento adiado.
L
Padilha garante antídoto contra metanol em toda a rede de saúde

Padilha garante antídoto contra metanol em toda a rede de saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assegurou que o antídoto contra metanol está garantido na rede pública e anunciou a compra de 2,5 mil tratamentos de fomepizol do Japão. O governo federal amplia o estoque para o tratamento de intoxicações por bebidas adulteradas.
L
Entenda como é feita a análise de bebidas adulteradas

Entenda como é feita a análise de bebidas adulteradas

A Polícia Científica de São Paulo detalha o processo de análise para identificar a adulteração em bebidas por metanol, uma emergência médica grave. A força-tarefa interditou 10 estabelecimentos na última semana no estado.
L
Polícia Civil prende quatro por tráfico e posse ilegal de armas em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil prende quatro por tráfico e posse ilegal de armas em São Miguel do Guaporé

São Miguel do Guaporé registrou a prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas e posse ilegal de armas. A operação policial conjunta apreendeu armamento, munições e recuperou uma motocicleta furtada.
10
Polícia Civil de Candeias prende homem investigado por homicídio

Polícia Civil de Candeias prende homem investigado por homicídio

A Delegacia de Candeias do Jamari cumpriu um mandado de prisão contra T. A. da S., investigado pela prática de homicídio. O suspeito confessou o crime após a prisão em uma propriedade rural.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.