SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

Paixão dos brasileiros, Cachaça é celebrada neste sábado dia (13)

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação.

Por Pessoa Comunicação

Publicado em 

José Lúcio Ferreira (Especialista) | Crédito_Projeto Antenados - Expocachaça

Há muito a cachaça deixou de ser vista como bebida de segunda classe e passou a frequentar os balcões das melhores barras de coquetelaria do país. Ou as cartas de estabelecimentos — bares e restaurantes — especializados em oferecer uma quantidade sideral de rótulos, produzidos no Brasil, da Amazônia aos Pampas.

Segundo um dos principais estudiosos da bebida no país, o empresário José Lúcio Ferreira, fundador e diretor da Expocachaça, ainda há uma certa falta de conhecimento sobre o destilado mais popular, ainda mais quando se trata de produção de alambique. As maneiras de se produzir cachaça são tantas que é preciso um bocado de estudo e dedicação para dominar o assunto, se a vontade é a de se tornar um especialista como ele.

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação. Um pouco de cultura sobre a cachaça, no entanto, não ocupa espaço e pode tornar sua experiência com a caninha ainda mais proveitosa e divertida. No 13 de setembro, Dia da Cachaça, conheça um pouco mais sobre suas peculiaridades e sua história.

A cachaça tem alto valor agregado

Todo mundo sabe que há cachaça branca, amarela, dourada e algumas de coloração bem escura. Essa variedade de matizes tem a ver com o tipo de madeira em que o destilado é armazenado e envelhecido. Nesse quesito, o Brasil é campeão: os produtores de cachaça têm permissão de envelhecê-la em mais de 30 tipos de madeira. Os barris onde descansa não vão determinar apenas a cor do líquido, mas seus aromas e sabores, que também sofrem influência do tipo de cana-de-açúcar utilizada, das condições climáticas e de solo de cada região e dos estilos de fermentação e de destilação do caldo de cana.

“Apesar de ser um dos principais mercados nacionais do setor de bebidas, globalmente, o pequeno produtor que luta para conquistar o mercado americano tem ainda o desafio de enfrentar os produtores industriais que chegam no mercado com preços bem baixos competindo predatoriamente com os produtores de cachaça de alambique. E mostrar para o mercado que existem dois processos produtivos o de coluna ou industrial e o de cachaça de alambique, para mostrar essa diferença é preciso um investimento que os pequenos produtores não têm”, comenta.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Segundo José Lúcio, recentemente, uma marca de cachaça de alambique que estava no mercado com o valor de 15 vezes superior ao das industriais sofreu uma concorrência muito pesada das industriais e seu preço no mercado caiu pela metade.

“As empresas importadoras que trabalham com produtos de alto valor agregado sabem das diferenças entre as cachaças industriais e da cachaça de alambique, mas explicar isso para o público consumidor requer investimento que o produtor não tem como fazer, em sua grande maioria. Não tem capacidade”, pontua o especialista.

Passear pelos tipos de cachaça é um caminho quase sem fim. Além da branquinha, você pode optar por uma bebida envelhecida em jequitibá, que traz notas sutilmente doces, lembrando baunilha. A amburana, bem popular, acrescenta ainda mais dulçor à cachaça e um toque fortemente amadeirado. Bálsamo dá um caráter de ervas e especiarias ao líquido. A madeira pode esconder defeitos.

Usar madeira em envelhecimento de cachaça pode não ser exatamente uma virtude. Muitos produtores lançam mão desse recurso justamente para esconder a falta de qualidade do seu destilado base, sobretudo com madeiras bastante intensas, como carvalho e amburana. Uma dica dos especialistas para analisar a qualidade de um produtor é sempre começar pela cachaça branca, antes de provar as envelhecidas. O líquido sem passagem por madeira mostra a bebida como saiu do alambique, sem maquiagem.

Cachaça que arde é ruim?

A cachaça pode arder na goela por alguns motivos e um deles é a falta de qualidade da destilação. Outro pode ser a sensibilidade (temporária ou crônica) do seu organismo ao álcool, o que facilita a queimação no esôfago, seja com cachaça, vodca ou tequila.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Bebidas mal elaboradas, com alta concentração de metanol, costumam causar a sensação de que você está engolindo lava vulcânica. Por isso, a culpa não é da cachaça em si, mas de determinadas marcas mequetrefes. Há, porém, estilos mais ácidos de cachaça, dependendo da região de produção. E a acidez de uma bebida não é propriamente um defeito. Como identificar uma cachaça de boa precedência?

Como identificar uma cachaça de boa precedência?

A explicação é a seguinte: a cachaça ideal é a que traz prazer sensorial. Ponto. Mas é preciso tomar cuidado com destilados de origem duvidosa. Sabe a “cachacinha artesanal que o seu Manoel faz lá no sítio do vizinho da sogra do meu primo”, que chega numa garrafinha pet? Fuja. Destilados mal elaborados, com alta concentração de metanol, podem causar cegueira e até matar.

José Lúcio Ferreira alerta que é melhor escolher as bebidas de cachaças e outras categorias, em empórios e e-commerces bem conceituados e devidamente registrados. Tanto é que foi com o propósito de dar visibilidade aos produtores registrados que nasceu a Expocachaça há praticamente 18 anos, entretanto com a sua 34ª edição realizada no mês passado, em Belo Horizonte.

Ele orienta que há muitos alambiques clandestinos e a falsificação de bebidas também é um problema sério no Brasil. Portanto, é importante certificar-se de que você compra de revendedores ou produtores idôneos, pontua.

Cabeça, coração e cauda: que história é essa?

Um produtor preocupado em elaborar um destilado de excelência deve desprezar a primeira parte da destilação — a cabeça, que carrega várias substâncias nocivas ao organismo, incluindo a alta carga de metanol. O coração da cachaça é mais livre de impurezas, é a “cachaça da boa”.

O final da destilação, chamado de rabo ou cauda, tem menor concentração de álcool e também deve ser desprezado. Produtores cuidadosos costumam dar bastante atenção a esse processo, para colocar na garrafa o que de melhor a destilação possa entregar — o coração da cachaça. Embora haja exceções à regra, é geralmente mais negócio degustar cachaças de pequenos e bem conceituados produtores, e em doses comedidas. A sábia combinação: beber menos e melhor.

Se é cara, é boa?

Alguns produtores esmeram-se em produzir cachaças com longo tempo de envelhecimento, misturando líquidos de vários barris até chegar o blend que consideram único e especial. É claro que esse cuidado e o tempo de elaboração vão estar refletidos no preço. O processo de envelhecimento é mais caro do que tirar a cachaça branca do alambique e engarrafar. Em muitos casos, porém, o alto custo de uma cachaça engarrafada em cristal está mais relacionado ao luxo e ao status que o produto pretende carregar.

Como um vestido da mais alta grife, o preço embute o prestígio e os sonhos de consumo que aquela marca representa. Há muitas cachaças envelhecidas de grande qualidade por menos de 100 reais no mercado. No caso das brancas, por até menos de 50 pratas. Caso não saiba por onde começar, converse com um bartender ou sommelier de confiança para pegar algumas dicas. Rankings sérios como o da Cúpula da Cachaça, lançado anualmente, também são um bom parâmetro de escolha.

Ela também foi símbolo de independência

Os líderes da Revolta da Cachaça preferiram brindar a vitória com vinhos portugueses, que consideravam superiores ao próprio destilado que produziam. A cachaça foi mesmo tomada como símbolo de brasilidade por outro movimento rebelde que aconteceria no século XVIII.

A cúpula da Inconfidência Mineira, que queria ver o Brasil independente, bebia cachaça para demonstrar repúdio à Coroa do Portugal. Tiradentes, o mais célebre inconfidente, teria dito “molhem minha goela com cachaça da terra” antes de ser enforcado. Em 1817, a cachaça também simbolizou o nacionalismo, sendo a preferida dos líderes da Revolução Pernambucana, que boicotava os produtos de Portugal.

De onde ela veio?

A cachaça é brasileira, ora essa. A hipótese mais provável de seu nascimento é a de que, já dominando as técnicas de destilação, os colonizadores portugueses tenham feito experiências com o caldo de cana fermentado e gostado do resultado. Afinal, cana era o insumo abundante que tinham à mão, na falta das uvas com que faziam suas bagaceiras europeias.

As palavras cachaça e cachaza já existiam no vocabulário da Península Ibérica. Produzido com cana, foi o primeiro destilado a surgir na América Latina. Embora haja controvérsias sobre a data e o local de nascimento, é provável que tenha aparecido entre 1516 em 1532, em algum engenho do litoral brasileiro. Os historiadores trabalham com hipóteses distintas sobre o berço da primeira cachaça.

Há uma versão de que ela teria nascido entre 1516 e 1526 em Itamaracá, Pernambuco. Outra dá conta de que teria surgido em 1520, em Porto Seguro, Bahia. O historiador Câmara Cascudo, na obra “Prelúdio da Cachaça”, crava São Vicente, São Paulo, e 1532, como o local e a data mais prováveis.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para prêmio da Fundação BB vai até 1º de dezembro

Prazo para prêmio da Fundação BB vai até 1º de dezembro

Iniciativa destinará até R$ 6 milhões a projetos de tecnologia social alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
L
Mauricio de Sousa celebra 90 anos com filme biográfico e livro

Mauricio de Sousa celebra 90 anos com filme biográfico e livro

O criador da Turma da Mônica é homenageado com cinebiografia exibida em São Paulo e um livro que reúne 90 quadrinistas brasileiros.
L

RondônCAP sorteia R$ 110 mil em prêmios e traz 65 meses de salário extra pagos à vista no 4 Prêmio do próximo domingo

Prêmios já têm vencedores, e a próxima edição traz 98 mil reais pagos à vista; confira na íntegra
L

Luto em Rondônia: morre Ademar Ribeiro, fundador da rede de Supermercados Meta 21

Fundador de uma das redes de supermercados mais tradicionais de Porto Velho, Ademar Ribeiro faleceu neste domingo (26), em Guajará-Mirim, gerando comoção no comércio e entre amigos e familiares.
L

Mega-Sena: Aposta única acerta as seis dezenas do concurso 2.932 e leva R$ 96 milhões

Uma aposta acertou sozinha o prêmio principal, e o próximo sorteio, na terça-feira (28), terá prêmio acumulado de R$ 3,5 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Oitava parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda

Oitava parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda

Valor de R$ 200 é referente ao incentivo-frequência e será depositado para cerca de 3,2 milhões de alunos até 3 de novembro, seguindo o mês de nascimento.
L
Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

Partido de Javier Milei vence eleição legislativa na Argentina

La Libertad Avanza (LLA) conquista 40,8% dos votos e garante ao presidente ultraliberal maior base no Congresso.
L
Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Cura do câncer de próstata pode chegar a 98% dos casos

Especialista da SBU destaca que alto índice de cura depende do diagnóstico precoce e reforça a importância da Campanha Novembro Azul.
L

Disciplina, cidadania e legado: Sensei Duran fala sobre os 22 anos da Família Márcio Frank

Evento de 22 anos da Família Márcio Frank reuniu atletas e apoiadores em Porto Velho; Sensei Duran destacou sua trajetória e o papel social do jiu-jitsu.
L

Família Márcio Frank celebra 22 anos e professor Rubão emociona ao contar história de superação no jiu-jitsu

Durante o campeonato interno da Família Márcio Frank, nossa equipe conversou com o professor Rubão, que iniciou no jiu-jitsu aos 40 anos e hoje é referência dentro do projeto que transforma vidas em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Presidente Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste na Malásia

Presidente Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste na Malásia

Chefe de Estado cumpre o quinto dia de agenda no Sudeste Asiático e será recebido em jantar de gala em Kuala Lumpur.
L
Coluna Espaço Aberto – A Imundície escondida atrás do contrato do Lixo

Coluna Espaço Aberto – A Imundície escondida atrás do contrato do Lixo

O que fede na cidade não é o lixo nas ruas, mas o lixo político escondido sob os tapetes do poder.
L

Argentinos vão às urnas em eleições legislativas para renovar Câmara e Senado

O pleito deste domingo (26) irá renovar 127 vagas da Câmara e 24 do Senado na Argentina.
L

Reunião entre Lula e Trump: Negociação bilateral imediata sobre tarifas e sanções

O encontro de 50 minutos entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump na Malásia marcou o início de um processo de negociação.
L

‘Trump quer vir ao Brasil’, diz Mauro Vieira após encontro de presidentes na Malásia

O chanceler brasileiro Mauro Vieira classificou como positiva a reunião entre Lula e Donald Trump, que acertaram iniciar negociações imediatas para suspender tarifas e sanções.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Faccionada é presa com condenações por roubo e tráfico em Porto Velho

Faccionada é presa com condenações por roubo e tráfico em Porto Velho

Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão contra a mulher, que tem penas que somam mais de 17 anos em regime fechado, incluindo crimes graves.
16
Acusado de homicídio detido com facão e espingarda em RO

Acusado de homicídio detido com facão e espingarda em RO

Homem de 52 anos iniciou discussão banal em confraternização e só foi preso após tentar assassinar jovem de 24 anos com duas armas.
14
Usuário de drogas é preso depois de atacar vizinha a golpes de facão no centro

Usuário de drogas é preso depois de atacar vizinha a golpes de facão no centro

Segundo a PM, o criminoso que é acostumado a causar confusão na localidade por conta do vício, invadiu a residência onde estavam várias pessoas, e sem motivo atacou a vítima com golpes no braço e cabeça, depois fugiu.
12

URGENTE: Motoboy fica gravemente ferido em colisão na zona leste de Porto Velho

Motociclista ficou gravemente ferido após colisão com automóvel em cruzamento na Avenida Mamoré; causas do acidente serão investigadas pelas autoridades.
10
Homem que matou a esposa a facadas em Porto Velho tem várias passagens pela polícia

Ataque a tiros durante churrasco deixa dois mortos e dois feridos em Candeias do Jamari

Homem e adolescente foram mortos durante um churrasco na zona rural de Candeias do Jamari; outros dois ficaram feridos, entre eles um foragido da justiça ligado a facção criminosa, segundo a polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aos 72 anos, Manoel Izidio é sinônimo de dedicação e inspiração no serviço público municipal

Aos 72 anos, Manoel Izidio é sinônimo de dedicação e inspiração no serviço público municipal

Mesmo aposentado há anos, o servidor segue atuando com entusiasmo na Semagric.
L
Caixa inicia pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás para NIS 6

Caixa inicia pagamento de R$ 108 do Auxílio Gás para NIS 6

Benefício contempla 5 milhões de famílias neste mês, e valor de R$ 108 é repassado seguindo o calendário do Bolsa Família.
L
Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 6

Bolsa Família é pago hoje para beneficiários com NIS final 6

Valor médio do benefício alcança R$ 683,42 neste mês, e o repasse contempla mais de 18 milhões de famílias, incluindo adicionais para crianças e gestantes.
L
Kika Não Foi Convidada, cinema, Porto Velho, infância, cultura

Crianças da rede pública de ensino vão ao cinema e se encantam com história sobre amizade e combate ao preconceito

Exibição especial reuniu elenco infantil, colegas de escola, familiares e equipe técnica no Cinelaser, em Porto Velho (RO).
L
Cerca de 70 mil famílias em Rondônia ainda podem ter acesso à Tarifa Social de Energia

Cerca de 70 mil famílias em Rondônia ainda podem ter acesso à Tarifa Social de Energia

Atualizar a titularidade e o CadÚnico é essencial para garantir o desconto na conta de luz.
L
TRT-14 inicia pagamento de precatórios via Pix

TRT-14 inicia pagamento de precatórios via Pix

Sistema Pix promete agilizar liberação dos valores a beneficiários.
L

Professor James, organizador do evento, fala sobre união, projetos sociais e os 22 anos da Família Márcio Frank

Organizador do campeonato interno, James destacou a importância dos projetos sociais, os desafios da realização do evento e o legado de 22 anos da Família Márcio Frank.
L

Eduardo destaca o jiu-jitsu como ferramenta de transformação nos 22 anos da Família Márcio Frank

Professor e atleta da equipe, Eduardo falou sobre legado, desafios e o papel do jiu-jitsu na formação de crianças e jovens durante o campeonato que celebrou os 22 anos da Família Márcio Frank.
L

Sensei Miguel destaca superação e legado nos 22 anos da Família Márcio Frank

Presente há 17 anos no projeto, Sensei Miguel destacou a importância do mestre Márcio Frank, o impacto do jiu-jitsu na formação de vidas e o valor de não desistir diante das adversidades.
L

Mariáh, de aluna a bicampeã: emoção marca vitória no campeonato da Família Márcio Frank

Com apenas dois campeonatos disputados e dois títulos consecutivos, a jovem Mariáh emocionou ao relatar sua trajetória no evento que celebrou os 22 anos da Família Márcio Frank em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.