SÁBADO, 21/02/2026

Em destaque

Paixão dos brasileiros, Cachaça é celebrada neste sábado dia (13)

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação.

Por Pessoa Comunicação

Publicado em 

José Lúcio Ferreira (Especialista) | Crédito_Projeto Antenados - Expocachaça

Há muito a cachaça deixou de ser vista como bebida de segunda classe e passou a frequentar os balcões das melhores barras de coquetelaria do país. Ou as cartas de estabelecimentos — bares e restaurantes — especializados em oferecer uma quantidade sideral de rótulos, produzidos no Brasil, da Amazônia aos Pampas.

Segundo um dos principais estudiosos da bebida no país, o empresário José Lúcio Ferreira, fundador e diretor da Expocachaça, ainda há uma certa falta de conhecimento sobre o destilado mais popular, ainda mais quando se trata de produção de alambique. As maneiras de se produzir cachaça são tantas que é preciso um bocado de estudo e dedicação para dominar o assunto, se a vontade é a de se tornar um especialista como ele.

Se o caso é só beber, sentir aromas e sabores diferentes, e ser feliz, não há motivo para tanta preocupação. Um pouco de cultura sobre a cachaça, no entanto, não ocupa espaço e pode tornar sua experiência com a caninha ainda mais proveitosa e divertida. No 13 de setembro, Dia da Cachaça, conheça um pouco mais sobre suas peculiaridades e sua história.

A cachaça tem alto valor agregado

Todo mundo sabe que há cachaça branca, amarela, dourada e algumas de coloração bem escura. Essa variedade de matizes tem a ver com o tipo de madeira em que o destilado é armazenado e envelhecido. Nesse quesito, o Brasil é campeão: os produtores de cachaça têm permissão de envelhecê-la em mais de 30 tipos de madeira. Os barris onde descansa não vão determinar apenas a cor do líquido, mas seus aromas e sabores, que também sofrem influência do tipo de cana-de-açúcar utilizada, das condições climáticas e de solo de cada região e dos estilos de fermentação e de destilação do caldo de cana.

“Apesar de ser um dos principais mercados nacionais do setor de bebidas, globalmente, o pequeno produtor que luta para conquistar o mercado americano tem ainda o desafio de enfrentar os produtores industriais que chegam no mercado com preços bem baixos competindo predatoriamente com os produtores de cachaça de alambique. E mostrar para o mercado que existem dois processos produtivos o de coluna ou industrial e o de cachaça de alambique, para mostrar essa diferença é preciso um investimento que os pequenos produtores não têm”, comenta.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Segundo José Lúcio, recentemente, uma marca de cachaça de alambique que estava no mercado com o valor de 15 vezes superior ao das industriais sofreu uma concorrência muito pesada das industriais e seu preço no mercado caiu pela metade.

“As empresas importadoras que trabalham com produtos de alto valor agregado sabem das diferenças entre as cachaças industriais e da cachaça de alambique, mas explicar isso para o público consumidor requer investimento que o produtor não tem como fazer, em sua grande maioria. Não tem capacidade”, pontua o especialista.

Passear pelos tipos de cachaça é um caminho quase sem fim. Além da branquinha, você pode optar por uma bebida envelhecida em jequitibá, que traz notas sutilmente doces, lembrando baunilha. A amburana, bem popular, acrescenta ainda mais dulçor à cachaça e um toque fortemente amadeirado. Bálsamo dá um caráter de ervas e especiarias ao líquido. A madeira pode esconder defeitos.

Usar madeira em envelhecimento de cachaça pode não ser exatamente uma virtude. Muitos produtores lançam mão desse recurso justamente para esconder a falta de qualidade do seu destilado base, sobretudo com madeiras bastante intensas, como carvalho e amburana. Uma dica dos especialistas para analisar a qualidade de um produtor é sempre começar pela cachaça branca, antes de provar as envelhecidas. O líquido sem passagem por madeira mostra a bebida como saiu do alambique, sem maquiagem.

Cachaça que arde é ruim?

A cachaça pode arder na goela por alguns motivos e um deles é a falta de qualidade da destilação. Outro pode ser a sensibilidade (temporária ou crônica) do seu organismo ao álcool, o que facilita a queimação no esôfago, seja com cachaça, vodca ou tequila.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Bebidas mal elaboradas, com alta concentração de metanol, costumam causar a sensação de que você está engolindo lava vulcânica. Por isso, a culpa não é da cachaça em si, mas de determinadas marcas mequetrefes. Há, porém, estilos mais ácidos de cachaça, dependendo da região de produção. E a acidez de uma bebida não é propriamente um defeito. Como identificar uma cachaça de boa precedência?

Como identificar uma cachaça de boa precedência?

A explicação é a seguinte: a cachaça ideal é a que traz prazer sensorial. Ponto. Mas é preciso tomar cuidado com destilados de origem duvidosa. Sabe a “cachacinha artesanal que o seu Manoel faz lá no sítio do vizinho da sogra do meu primo”, que chega numa garrafinha pet? Fuja. Destilados mal elaborados, com alta concentração de metanol, podem causar cegueira e até matar.

José Lúcio Ferreira alerta que é melhor escolher as bebidas de cachaças e outras categorias, em empórios e e-commerces bem conceituados e devidamente registrados. Tanto é que foi com o propósito de dar visibilidade aos produtores registrados que nasceu a Expocachaça há praticamente 18 anos, entretanto com a sua 34ª edição realizada no mês passado, em Belo Horizonte.

Ele orienta que há muitos alambiques clandestinos e a falsificação de bebidas também é um problema sério no Brasil. Portanto, é importante certificar-se de que você compra de revendedores ou produtores idôneos, pontua.

Cabeça, coração e cauda: que história é essa?

Um produtor preocupado em elaborar um destilado de excelência deve desprezar a primeira parte da destilação — a cabeça, que carrega várias substâncias nocivas ao organismo, incluindo a alta carga de metanol. O coração da cachaça é mais livre de impurezas, é a “cachaça da boa”.

O final da destilação, chamado de rabo ou cauda, tem menor concentração de álcool e também deve ser desprezado. Produtores cuidadosos costumam dar bastante atenção a esse processo, para colocar na garrafa o que de melhor a destilação possa entregar — o coração da cachaça. Embora haja exceções à regra, é geralmente mais negócio degustar cachaças de pequenos e bem conceituados produtores, e em doses comedidas. A sábia combinação: beber menos e melhor.

Se é cara, é boa?

Alguns produtores esmeram-se em produzir cachaças com longo tempo de envelhecimento, misturando líquidos de vários barris até chegar o blend que consideram único e especial. É claro que esse cuidado e o tempo de elaboração vão estar refletidos no preço. O processo de envelhecimento é mais caro do que tirar a cachaça branca do alambique e engarrafar. Em muitos casos, porém, o alto custo de uma cachaça engarrafada em cristal está mais relacionado ao luxo e ao status que o produto pretende carregar.

Como um vestido da mais alta grife, o preço embute o prestígio e os sonhos de consumo que aquela marca representa. Há muitas cachaças envelhecidas de grande qualidade por menos de 100 reais no mercado. No caso das brancas, por até menos de 50 pratas. Caso não saiba por onde começar, converse com um bartender ou sommelier de confiança para pegar algumas dicas. Rankings sérios como o da Cúpula da Cachaça, lançado anualmente, também são um bom parâmetro de escolha.

Ela também foi símbolo de independência

Os líderes da Revolta da Cachaça preferiram brindar a vitória com vinhos portugueses, que consideravam superiores ao próprio destilado que produziam. A cachaça foi mesmo tomada como símbolo de brasilidade por outro movimento rebelde que aconteceria no século XVIII.

A cúpula da Inconfidência Mineira, que queria ver o Brasil independente, bebia cachaça para demonstrar repúdio à Coroa do Portugal. Tiradentes, o mais célebre inconfidente, teria dito “molhem minha goela com cachaça da terra” antes de ser enforcado. Em 1817, a cachaça também simbolizou o nacionalismo, sendo a preferida dos líderes da Revolução Pernambucana, que boicotava os produtos de Portugal.

De onde ela veio?

A cachaça é brasileira, ora essa. A hipótese mais provável de seu nascimento é a de que, já dominando as técnicas de destilação, os colonizadores portugueses tenham feito experiências com o caldo de cana fermentado e gostado do resultado. Afinal, cana era o insumo abundante que tinham à mão, na falta das uvas com que faziam suas bagaceiras europeias.

As palavras cachaça e cachaza já existiam no vocabulário da Península Ibérica. Produzido com cana, foi o primeiro destilado a surgir na América Latina. Embora haja controvérsias sobre a data e o local de nascimento, é provável que tenha aparecido entre 1516 em 1532, em algum engenho do litoral brasileiro. Os historiadores trabalham com hipóteses distintas sobre o berço da primeira cachaça.

Há uma versão de que ela teria nascido entre 1516 e 1526 em Itamaracá, Pernambuco. Outra dá conta de que teria surgido em 1520, em Porto Seguro, Bahia. O historiador Câmara Cascudo, na obra “Prelúdio da Cachaça”, crava São Vicente, São Paulo, e 1532, como o local e a data mais prováveis.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay democratiza o acesso à ciência com observação astronômica e telescópios para a comunidade
L
Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas com o Banco Master.
L
Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Evento na Rua Jacy Paraná serve como ensaio técnico para o desfile oficial das escolas de samba de Porto Velho, previsto para o mês de abril.
L
Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

A parceria assinada em Nova Delhi visa reduzir a dependência da China e fortalecer cadeias de suprimento resilientes para tecnologias de ponta.
L
Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Kleber Cabral foi ouvido como investigado após criticar operação contra auditores da Receita; oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Neste sábado, dia 21, às 11h, o Momento Agro entrevista José Antonio da Silva, conhecido como Casa Grande, para mostrar como funciona o cultivo, o cuidado e a colheita nas hortas que ele mantém.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Neste sábado, dia 21, às 09h, o Sintonia 360 entrevista Jessica Brasil Cabral, corretora de imóveis, modelo e apresentadora digital, em um papo sobre carreira, influência e Carnaval.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Da dificuldade à dignidade: Cássio Gois destaca nova Prefeitura como símbolo de respeito aos servidores.
L
“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

“Meu país é Rondônia”, diz Samuel Costa ao defender governo para todos

O pré-candidato destacou que governar exige compromisso com toda a população, mas com atenção especial aos que mais precisam.
L
Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Em visita à Índia, o presidente brasileiro defendeu que o controle da tecnologia não deve pertencer a grandes plataformas, mas sim servir ao desenvolvimento social.
L
Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Manifestantes fecham a Rua Osvaldo Ribeiro para cobrar soluções urgentes sobre a falta de água no condomínio
10
Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Vítima de 57 anos estava embaixo do veículo e foi esmagada quando o motorista iniciou o deslocamento; o acidente ocorreu na manhã deste sábado na BR-364.
18
Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Investigado por tráfico de drogas foi detido ao chegar no município; ação estratégica da equipe policial retirou de circulação alvo de mandado judicial.
12
Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Suspeito confessou ter trocado aparelho por drogas em ponto de tráfico; receptadores foram localizados em diligências conjuntas entre guarnições e a Força Tática.
10
Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Autor confessou ter agido por vingança após demissão; vítima foi amarrada e trancada dentro de casa enquanto o veículo era subtraído na BR-364.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Novo serviço do Banco Central já foi ativado por 1 milhão de pessoas e funciona como uma barreira obrigatória contra fraudes de identidade em bancos.
L
Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Ibovespa ultrapassa os 190 mil pontos pela primeira vez com o fim das tarifas de Trump; moeda norte-americana atinge o menor valor em quase dois anos.
L
Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Queda do “tarifaço” pela Suprema Corte traz alívio de US$ 21,6 bilhões às exportações do Brasil, porém anúncio de nova taxa de Trump preocupa setores estratégicos.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

O projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas em operações com o Banco Master.
L
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 2.975 ocorre às 21h em São Paulo; apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou canais digitais da Caixa.
L
Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Estratégias avançadas, como a seleção genética de espécies nativas, aceleram o crescimento das florestas e atraem investimentos do setor privado.
L
Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Vítimas de 15 e 18 anos foram atacadas por um desconhecido próximo às Três Caixas D’água; agressor fugiu e o caso é investigado pela Polícia Civil.
16
Brasil busca parcerias com Índia e Coreia para fortalecer audiovisual

Brasil busca parcerias com Índia e Coreia para fortalecer audiovisual

Missão oficial internacionaliza o cinema nacional após o sucesso no Oscar; setor gerou R$ 70,2 bilhões ao PIB e foca em coproduções com gigantes asiáticos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.