Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho tem intensificado o maior trabalho de limpeza da história da cidade, fiscalizando pontos críticos de alagamento e entupimento de bueiros no perímetro urbano.
O prefeito Léo Moraes destacou que o programa Cidade Limpa tem como objetivo limpar ruas, bueiros, canais e igarapés, prevenindo o represamento de água e contribuindo para o escoamento mais rápido das águas pluviais. “Desde o primeiro dia de gestão, lançamos a operação Cidade Limpa. Estamos limpando ruas, bueiros, canais e igarapés, sem parar. Esse trabalho evita que a água fique represada e ajuda a escoar muito mais rápido”, ressaltou.
O prefeito reforçou ainda a importância da participação da população, evitando o descarte irregular de lixo e fiscalizando áreas que estejam sendo usadas como lixões a céu aberto.
Além da limpeza, obras de macrodrenagem estão em execução e representam um salto de qualidade no enfrentamento das enchentes em Porto Velho. “Limpeza diminui o problema, mas não resolve de vez. O que realmente acaba com os alagamentos são as grandes obras de macrodrenagem — algo que nunca foi feito em Porto Velho e que queremos realizar. Por isso, já buscamos recursos junto ao governo federal e parlamentares para tirar esse sonho do papel”, explicou Moraes.
Entre as ações do município estão a limpeza, recuperação e implantação de novos sistemas de drenagem em diferentes pontos da cidade, garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores.