O renomado maestro e pianista João Carlos Martins foi o vencedor do “Prêmio por Toda uma Vida Profissional José Manuel Martínez Martínez”, da Fundación MAPFRE. A premiação, que inclui 40 mil euros, celebra a dedicação do maestro ao bem-estar social por meio da música. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 8 de outubro, no Casino de Madri, na Espanha, com a presença da Rainha Sofia.
A escolha de Martins é um reconhecimento não só de sua genialidade musical, mas também de sua história de superação. Ele é conhecido internacionalmente como um dos maiores intérpretes de Bach, mesmo após ter sido forçado a parar de tocar piano diversas vezes, devido a cirurgias e doenças neurológicas. O maestro se reinventou como regente, sem o uso de batuta, e voltou a tocar com as duas mãos em 2019, graças ao uso de luvas biônicas.
A história de um ícone
Martins começou a tocar piano aos 8 anos. Aos 20, ele fez sua estreia no lendário Carnegie Hall, em Nova York. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas homenagens, como a Ordem do Mérito Cultural do Brasil e a Ordem do Infante D. Henrique, em Portugal.
Além do palco, o maestro se destaca por seu trabalho social. Em 2006, fundou a Fundação Bachiana, que leva educação musical a jovens carentes e democratiza o acesso à cultura. A instituição é responsável por orquestras como a Bachiana Filarmônica SESI-SP, que inspira novas gerações de músicos.
Felipe Nascimento, CEO da MAPFRE Brasil, ressaltou que a vida do maestro inspira “coragem, resiliência e solidariedade”.