A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou duramente a declaração do governo dos Estados Unidos sobre o possível uso de “poder militar” contra o Brasil. A ameaça foi feita pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, e está relacionada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, Gleisi classificou o ato como uma “conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil”.
A ministra apontou a articulação do deputado federal Eduardo Bolsonaro para que os Estados Unidos sancionem o Brasil e afirmou que a ameaça de invasão para “livrar Jair Bolsonaro da cadeia é totalmente inadmissível”.
Julgamento em andamento
A declaração de Leavitt faz referência ao julgamento de Jair Bolsonaro e de sete réus pela tentativa de golpe de Estado, que está em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Na sessão de hoje, os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino votaram a favor da condenação. A votação será retomada nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, com os votos de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.