O BeraHackathon 2025 será realizado em Porto Velho, de 10 a 12 de outubro, no auditório do Ifro Calama, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, startups e outras mentes criativas para desenvolver soluções tecnológicas que atendam aos desafios da gestão pública municipal. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Rondônia, Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e Prefeitura Municipal de Porto Velho.
O evento buscará soluções nos cinco eixos estratégicos da Prefeitura: Urbanismo e Mobilidade; Infraestrutura Urbana; Iluminação Pública e Zeladoria; Soluções Fazendárias e Arrecadação; Compras Públicas e Controladoria Interna. As melhores ideias serão premiadas com oportunidades de viagem, tablets e notebooks.
As equipes devem ter de três a cinco participantes, incluindo desenvolvedores, empreendedores e designers gráficos, e devem permanecer completas durante os três dias do hackathon. As inscrições estão abertas até 30 de setembro e devem ser realizadas por um dos membros da equipe através do site oficial do evento.
O prefeito Léo Moraes destacou que a Prefeitura participará por meio da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV). Segundo ele, as soluções desenvolvidas no BeraHackathon integrarão o trabalho das secretarias municipais.
“Estamos confiantes que a vocação de Porto Velho para unir tecnologia e valorização da nossa identidade beradeira será o caminho para destravar desafios na gestão municipal. Espero que pessoas talentosas e criativas participem e nos ajudem a encontrar soluções sustentáveis e inovadoras para a cidade”, afirmou o prefeito.