O jornal norte-americano The New York Times (NYT) publicou nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025, que a bandeira dos Estados Unidos se tornou um novo símbolo para a direita brasileira. Em uma postagem nas redes sociais, o jornal analisou os atos de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, observando a presença de bandeiras americanas como uma homenagem ao presidente Trump. O NYT interpreta o ato como um protesto contra a iminente condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Em São Paulo, manifestantes estenderam uma bandeira gigante dos EUA enquanto defendiam pautas como anistia para Bolsonaro e o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu em fotos com uma bandeira do Brasil que trazia a frase “Nossa bandeira é o Brasil e o povo brasileiro”.
Julgamento de Bolsonaro
A análise do NYT acontece no mesmo dia em que o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus foi retomado no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou pela condenação do ex-presidente. Em sua argumentação, ele afirmou que não há dúvidas sobre a existência de uma tentativa de golpe, citando os ataques de 8 de janeiro de 2023.
Se a condenação for confirmada ao final do julgamento, Jair Bolsonaro será o primeiro ex-presidente na história do Brasil a ser condenado por tentativa de golpe de Estado. O ministro Flávio Dino é o próximo a proferir seu voto.