O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da Corregedoria-Geral, deu continuidade às atividades de correição ordinária no Cone Sul do Estado, abrangendo as Promotorias de Justiça de Vilhena, Colorado do Oeste e Cerejeiras. As ações ocorreram entre os dias 2 e 4 de setembro, seguindo o previsto na Resolução nº 7/2009-CSMP e no Regimento Interno da Corregedoria-Geral (Resolução nº 13/2010-CSMP).
A abertura oficial aconteceu na Promotoria de Justiça de Cerejeiras, com a presença do Corregedor-Geral do MPRO, Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar, do Diretor do Centro de Controle Disciplinar, Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, e da Chefe de Gabinete da Corregedoria-Geral, Promotora de Justiça Yara Travalon.
O trabalho teve como objetivo dialogar com membros e membras do MPRO, promovendo um processo correicional participativo e voltado para o fortalecimento institucional. Durante a visita, foram analisados processos e procedimentos judiciais, pré-processuais e administrativos, com foco na eficiência e resolutividade da atuação ministerial, cumprimento das recomendações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e aplicação correta dos instrumentos normativos de aprimoramento da atividade correicional.
A correição integra o Calendário Anual de Correições Ordinárias 2025/2026 e é considerada um importante instrumento de avaliação e melhoria contínua da atuação ministerial, reforçando o compromisso do MPRO com a prestação de serviços de excelência à sociedade rondoniense.