O desfile cívico-militar de 7 de setembro em Brasília terá como tema central “Brasil Soberano”. O evento, que será realizado no próximo domingo, dia 7, na Esplanada dos Ministérios, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus ministros. A programação começa às 9h, com a participação das Forças Armadas.
A soberania do país será abordada em três eixos temáticos. Dois deles são focados no desenvolvimento interno, chamados “Brasil dos Brasileiros” e “Brasil do Futuro”. O terceiro eixo destaca a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém em novembro, e o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segurança e trânsito
A segurança para o evento já foi reforçada, considerando o julgamento de ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o público, o acesso às arquibancadas será liberado a partir das 6h30, com revista pessoal. A entrada de armas, objetos cortantes, fogos de artifício e drones sem autorização será proibida.
A interdição do trânsito na Esplanada dos Ministérios terá início na tarde de sábado, 6 de setembro, para a preparação do evento.