O Festival do Tambaqui será destaque no International Fish Congress (IFC 2025), em Foz do Iguaçu (PR), na próxima quarta-feira (4), às 19h. A ação, organizada pelo Sebrae em Rondônia e pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar), tem como objetivo promover o pescado rondoniense no maior evento do setor no Brasil.
Nesta edição, serão preparadas 200 bandas de Tambaqui e mais de 100 quilos de costelinha, corte nobre do peixe amazônico. A iniciativa aproveita a visibilidade do congresso para ampliar o alcance comercial e reforçar a qualidade do pescado produzido em Rondônia.
“Com o apoio da Acripar e do Sebrae, Rondônia conseguiu pautar a agenda da piscicultura do país. Hoje, o Festival do Tambaqui é um dos grandes destaques do IFC”, afirmou Francisco Hidalgo Farina, vice-presidente da Acripar e presidente da Comissão da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Comitiva rondoniense participa de visitas técnicas
Além do festival, uma comitiva com 14 técnicos e piscicultores de Rondônia participa do IFC. O grupo também realizou visita técnica a propriedades-modelo de cultivo de tilápia em Marechal Cândido Rondon (PR), município referência na produção pesqueira. O objetivo foi a troca de experiências e o aprimoramento de técnicas, já que o Paraná é o maior produtor de peixes do Brasil.
Projeto Tambaqui +IG
As ações fazem parte do projeto Tambaqui do Vale do Jamari +IG, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Acripar. A iniciativa busca fortalecer a presença do pescado rondoniense no mercado nacional, estimular inovações e ampliar o networking entre produtores.
“São investimentos importantes que o Sebrae mantém há pelo menos oito anos, sempre em parceria com a Acripar. Para 2026, nosso compromisso continua, pois a piscicultura é um dos motores da economia rondoniense, gerando milhares de empregos e renda”, destacou Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.