No segundo dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que investiga a suposta trama golpista, o advogado de defesa do ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, afirmou que seu cliente tentou dissuadir o então presidente Jair Bolsonaro de qualquer tentativa de golpe. O advogado Andrew Fernandes declarou que “está mais do que provado que o general Paulo Sérgio é inocente” e que os depoimentos e provas judiciais demonstram isso de forma inequívoca.
Segundo a defesa, o próprio delator do caso, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, confirmou que Paulo Sérgio Nogueira se posicionou contra medidas de exceção. A defesa do ex-ministro também citou que membros da suposta organização golpista tentavam retirá-lo do cargo, o que seria uma prova de sua inocência.
Continuidade do julgamento no STF
O julgamento da Primeira Turma, que pode condenar Jair Bolsonaro e outros sete aliados, está em andamento nesta quarta-feira, 3 de setembro de 2025. Os réus respondem por crimes como organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado. A sessão ouve as defesas de Jair Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.
O julgamento continuará nos dias 9, 10 e 12 de setembro, quando deve ser conhecida a sentença final. O caso é de grande repercussão, e a Primeira Turma do STF fará a votação para decidir o destino dos oito réus que compõem o núcleo da denúncia.