A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou um projeto de paisagismo na rotatória da avenida Imigrantes com a Jorge Teixeira. A ação, desenvolvida em cooperação técnica com estudantes de arquitetura da Faculdade São Lucas, busca embelezar a cidade e proporcionar maior bem-estar aos porto-velhenses.
Segundo o secretário-executivo de Serviços Básicos da Seinfra, Giovanni Marini, o projeto inclui paisagismo, seixos rolados, roçagem e um trabalho diferenciado com a palavra “Porto Velho” desenhada na rotatória. “Os estudantes precisavam criar uma intervenção na cidade e unimos o projeto deles com nossos recursos, como mão de obra especializada e materiais”, explicou.
O prefeito Léo Moraes destacou que a iniciativa integra um planejamento maior para revitalizar pontos urbanos. “Nossa cidade já está ganhando uma cara nova. Iniciamos a pintura no Trevo do Roque, resgatando a cultura local, e agora o paisagismo com pedras na rotatória da Jorge Teixeira com Imigrantes vai criar um espaço bonito e funcional para a população”, afirmou.
Cerca de 45 estudantes participam da execução do projeto, que deve ser concluído nos próximos dias. O objetivo é transformar os espaços públicos, promovendo interação social e criando ambientes acolhedores para convivência e lazer.
Além da rotatória da Imigrantes com Jorge Teixeira, a cooperação técnica contempla mais três projetos: paisagismo no viaduto da Campos Sales, identidade visual na escadaria do bairro São Sebastião e construção de uma horta comunitária no bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
Giovanni Marini reforçou que a iniciativa cria pontos de referência na cidade, unindo estética natural e funcionalidade urbana. “Esses projetos deixam a cidade com uma cara especial, fortalecendo marcos urbanos e proporcionando espaços de convivência para a população”, concluiu.