O início da primavera traz consigo uma nova queda de temperatura para o Brasil, após o país já ter enfrentado cinco ondas de frio intenso entre junho e julho. O cenário atual, no entanto, é caracterizado por uma grande amplitude térmica, com temperaturas que chegam a 12 ou 13 graus na madrugada e sobem para 25 ou 26 graus durante o dia, devido ao tempo seco e ensolarado.
Apesar da nova baixa, a intensidade das ondas de frio previstas não deve ser a mesma das anteriores, que foram marcadas por geadas e temperaturas persistentemente baixas em julho e agosto.
Alerta para ciclone e chuvas na Região Sul
O Sul do país está em alerta para uma nova instabilidade climática, com a previsão de formação de um ciclone que deve afetar principalmente o Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, o oeste do Paraná e áreas do Mato Grosso do Sul.
O fenômeno, que deve ocorrer entre esta segunda e terça-feira (1º e 2 de setembro), pode trazer chuvas com raios, granizo e rajadas de vento moderadas a fortes. A preocupação é maior para as áreas agrícolas, que atualmente cultivam milho e trigo, devido ao alto risco de queda de granizo. O sistema meteorológico deve perder força ao longo da semana, à medida que avança em direção ao Sudeste.