O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em conjunto com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), traz o alerta para a mudança no tempo, inclusive com o aparecimento de chuvas nas próximas horas em Rondônia. No estudo, o Inmet informa que haverá “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”.
Essas precipitações deverão ocorrer já entre o domingo (31) e o dia 1 de setembro, a princípio se encaixam como “tempestades esperadas, mas sem tempo severo associado”. É fato que esse estudo e a previsão do tempo no News Rondônia já haviam noticiado isso, justamente por volta da passagem do final de agosto. Entre o Norte e o Noroeste, a previsão é de chuvas de nível 1, caracterizadas como “tempestades severas isoladas e/ou pouco organizadas”.
É importante saber que elas chegam para amenizar o problema do tempo seco aliado à baixa umidade relativa do ar. No sul do estado, a região vem sendo castigada pela baixa umidade, principalmente no município de Vilhena.