A 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada pelo Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), está reunindo, até esta quinta-feira (28), cerca de 120 participantes, incluindo delegadas eleitas nas conferências municipais, conselheiras estaduais, autoridades e palestrantes.
O encontro tem como objetivo fortalecer a Política Estadual para as Mulheres, integrar e consolidar propostas voltadas ao aprimoramento das políticas públicas sob a perspectiva da interseccionalidade, promovendo democracia, igualdade e representatividade para todas as mulheres.
Segundo Ana Carolina Assunção, coordenadora de Direitos Humanos da Seas, o estado mantém programas de proteção à mulher, como o Mulher Protegida, que já atendeu mais de 4 mil mulheres com medidas protetivas, oferecendo auxílio financeiro de R$ 600 mensais por um ano. As beneficiárias também recebem atendimento psicossocial e têm prioridade em cursos de qualificação profissional.
A coordenadora destacou ainda a ampliação das Patrulhas Maria da Penha e o lançamento do aplicativo SOS Mulher Rondônia, que permite que vítimas acionem rapidamente as forças de segurança em situações de risco. O aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones Android e iOS.
A etapa estadual antecede a Conferência Nacional, que ocorrerá entre 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. Nesta quinta-feira, 37 delegadas serão eleitas para representar Rondônia no evento nacional.
Participaram da abertura do evento a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, representando a ministra Márcia Lopes, e a coordenadora nacional de Direitos Humanos, Dominique Damas, que conduzirá palestras durante a conferência.