Os próximos dez dias, que vão desta quinta-feira (28) até o dia 5 de setembro, serão decisivos para uma mudança no tempo em parte da região Norte do país. O período, de acordo com os dados da MetSul Meteorologia, apresentará os maiores volumes de chuva, com acumulados que podem superar os 100 milímetros, de acordo com projeções de modelos numéricos.
A projeção se enquadra no que corresponde ao “inverno amazônico”. Este é justamente o período em que as chuvas cessam totalmente e entra em cena o tempo crítico e severo. É um período rigoroso para a Amazônia, que percorre os meses de junho, julho e agosto. Com a chegada de setembro, tem-se verificado a presença de chuvas, inclusive elas são aguardadas nesses próximos dez dias.
Atualmente, os fenômenos El Niño e La Niña estão em condição de neutralidade nas águas do Pacífico Equatorial. Rondônia, Roraima e Acre apresentam os maiores volumes de chuva no cenário atual de precipitações.
Ainda no restante da semana, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para baixa umidade relativa do ar sob alerta de baixa umidade relativa do ar com índices variando entre 30% e 20%.