O dispositivo MindWave, da empresa americana Neurosky, é capaz de ler sinais cerebrais e transformá-los em comandos para controlar objetos. Com um design parecido com o de um fone de ouvido, ele possui um sensor na testa e um clipe na orelha, que permitem a leitura não invasiva do padrão das ondas cerebrais. Os sinais são enviados via Bluetooth para um computador, que os traduz em comandos para movimentar os objetos.
No Brasil, o aparelho já foi usado em experimentos que demonstraram sua funcionalidade. Ele foi capaz de controlar a movimentação de bonecos, carrinhos em pistas de autorama e até mesmo um mini-helicóptero, usando apenas a concentração do usuário.
Tecnologia para educação e bem-estar
Além das aplicações recreativas, a tecnologia do MindWave é vista como uma ferramenta de bem-estar e educação. Segundo Wagner Sanchez, pró-reitor da FIAP, o dispositivo ajuda a melhorar os níveis de atenção e pode ser usado em práticas de meditação.
A abordagem lúdica é considerada um ponto forte para estimular o desenvolvimento da concentração em crianças. O aparelho permite que elas vejam de forma visual e divertida seu progresso, o que atua como um reforço positivo. Sanchez explica que a tecnologia transforma a neurociência em educação prática e inclusiva, mostrando o potencial da tecnologia como aliada no desenvolvimento infantil.