O programa estadual de qualificação profissional Vencer, promovido pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), entregou kits profissionais a mais de 100 concluintes de cinco cursos em Porto Velho. A iniciativa visa proporcionar ferramentas, material didático e auxílio financeiro para que os participantes possam ingressar ou se redirecionar no mercado de trabalho, com investimento total de R$ 94.849,82.
Selence Santos, 51 anos, mãe de quatro filhos e autônoma, concluiu o curso de confeitaria e planeja iniciar sua própria produção de salgados e doces. “Minha meta agora é fazer nova inscrição no curso de salgadeira para poder ter minha renda própria. Sou grata a Deus pela oportunidade de participar de um programa que vem mudando a história de muitas pessoas”, afirmou.
Durante a cerimônia realizada no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, a titular da Seas, Luana Rocha, destacou que programas como o Vencer têm o objetivo de proporcionar dignidade e oportunidades à população em situação vulnerável. Ela lembrou ainda outros projetos da secretaria, como Crescendo Bem, Meu Sonho, Criança Protegida e Mulher Protegida, voltados ao desenvolvimento social e à proteção de crianças e mulheres.
O acadêmico de direito, Jônatas Cavalcante, 26 anos, concluiu o curso de mecânico de motocicletas. Ele destacou que buscou o aperfeiçoamento para atuar em oficinas enquanto conclui o curso superior em três anos e meio. “Mesmo fazendo direito, quis obter uma qualificação prática para garantir renda e ampliar minhas oportunidades no mercado de trabalho”, disse.
Os concluintes receberam kits profissionais das áreas de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Confeiteiro, Eletricista Industrial e Mecânico de Motocicletas. Além do kit, o programa oferece material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante um ano.
Na primeira etapa de inscrições, realizada no ano passado, o programa recebeu 6.910 inscrições, com 2.906 matrículas confirmadas e 1.853 concluintes, sendo que 1.415 já receberam seus kits em cidades como Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Jaru e Nova Brasilândia do Oeste.
As inscrições para a etapa de 2025 seguem abertas até 31 de agosto, para vagas remanescentes em 20 municípios, com 3 mil vagas distribuídas em 32 cursos nas áreas de Energia, Alimentos e Bebidas, Vestuário, Tecnologia da Informação, Automotiva, Refrigeração e Climatização, Gestão, Comércio, Turismo, Gastronomia, Moda e Beleza.