O Brasil reafirmou sua posição de liderança no empreendedorismo sustentável ao alcançar, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking do Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2024), superando países como China, Canadá e Estados Unidos.
O levantamento, considerado a maior pesquisa mundial sobre empreendedorismo, é realizado em mais de 120 países. No Brasil, a edição de 2024 foi conduzida pelo Sebrae em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo). Em Rondônia, os resultados tiveram destaque pela adesão de pequenos negócios a práticas sustentáveis.
De acordo com dados do IBGE, o estado registrou 323.292 empreendedores no primeiro semestre de 2024. Do total, 92,56% atuavam por conta própria e 7,4% como empregadores, o que reforça a importância do setor na economia local.
O estudo aponta que 90,2% dos empreendedores brasileiros em fase inicial (até 3,5 anos de atividade) já adotam medidas para reduzir impactos ambientais. As ações incluem economia de energia, destinação correta de resíduos sólidos e uso de materiais recicláveis.
Outro indicador mostra que 91,1% dos entrevistados consideram aspectos ambientais ao planejar seus negócios, enquanto 86,2% priorizam impacto ambiental e social acima da lucratividade — o melhor índice desde 2021.
Para o Diretor Superintendente do Sebrae em Rondônia, José Alberto Anísio, os números reforçam a relevância de políticas de apoio ao empreendedorismo sustentável.
“A pesquisa GEM, que baliza muitas de nossas ações, reforça a necessidade de nossa atuação nos territórios, acompanhando a jornada empreendedora em suas diversas fases. Por isso, além de nossos escritórios regionais, temos a atuação junto às Salas do Empreendedor e Parceiros Sebrae, aumentando nossa abrangência e mitigando os riscos da mortalidade empresarial”, destacou.
Na prática, o levantamento mostrou que 86,5% dos empreendedores iniciais economizam energia em suas rotinas e 81,1% dos negócios consolidados têm atenção especial à gestão de resíduos.
Com mais de 20 anos de trajetória, o GEM segue como referência internacional. A edição de 2024 confirma o protagonismo brasileiro e coloca Rondônia como um exemplo de estado que alia inovação, responsabilidade social e sustentabilidade no desenvolvimento de seus negócios.