A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou um parecer ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a favor do reforço do policiamento perto da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. O parecer foi emitido após um pedido do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).
A PGR entende que a Polícia Federal (PF) poderia aumentar a vigilância com equipes em tempo integral, garantindo a aplicação da lei penal. O parecer, no entanto, ressalta que o monitoramento não deve ser “intrusivo da esfera domiciliar do réu, nem que sejam perturbadores das suas relações de vizinhança”.
A recomendação ocorre dias antes do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus na Primeira Turma do STF, marcado para 2 de setembro. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início do mês, usando uma tornozeleira eletrônica.
A medida foi determinada após Alexandre de Moraes concluir que Bolsonaro violou as medidas cautelares que o proibiam de postar em redes sociais de terceiros. A defesa do ex-presidente, que recentemente teve um rascunho de pedido de asilo político encontrado pela PF, nega qualquer tentativa de fuga do país.