O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a adoção de um novo slogan para sua comunicação oficial. A partir da próxima semana, a frase “Do lado do povo brasileiro” será usada em materiais de publicidade, substituindo a anterior, “União e Reconstrução”. A mudança foi apresentada durante uma reunião ministerial na manhã desta terça-feira (26) em Brasília.
A mudança de slogan reflete a visão do governo de que a fase de “união e reconstrução” foi cumprida. A nova frase busca sinalizar que as ações do governo agora estão focadas na reta final do mandato, com prioridade para a defesa da soberania nacional, a busca por justiça social e o “cuidado com as pessoas”.
Defesa da soberania e críticas
Durante a reunião com os ministros, o presidente Lula reafirmou a importância da soberania nacional. Ele criticou a política comercial dos Estados Unidos e afirmou que o Brasil não aceitará “desaforo, ofensas e petulância de ninguém”. Lula orientou seus ministros a defenderem a soberania do país em seus discursos públicos, embora tenha dito que o governo brasileiro continua aberto a negociações comerciais.
Lula também criticou a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto ao governo norte-americano, sugerindo que o Congresso Nacional discuta a cassação do parlamentar. Para o presidente, o comportamento de Eduardo Bolsonaro, que se mudou para os Estados Unidos e tem atuado por sanções contra o Brasil, é uma das “maiores traições” que um país pode sofrer de um de seus cidadãos.