A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Porto Velho realizou nesta segunda-feira (25) uma reunião de alinhamento das ações e apresentou o plano de atividades para o período de agosto a dezembro de 2025, além de iniciar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
A iniciativa marca o início de um novo ciclo de planejamento estratégico, com foco em alinhar diretrizes, orientar equipes técnicas de jornalismo, publicidade e digital, fortalecer a imagem institucional, ampliar o relacionamento com a comunidade e padronizar a identidade visual em todos os canais oficiais.
O planejamento apresentado contempla metas e atividades do segundo semestre, destacando padronização e unificação da identidade visual, comunicação institucional e publicidade, acessibilidade, inclusão, estruturação interna, e organização de campanhas e projetos especiais.
O PPA 2026-2029 é o principal instrumento de planejamento estratégico de médio prazo do município. Ele integra políticas públicas de diversas áreas, alinhadas ao Plano de Governo e outros planos municipais, como o Plano Diretor Participativo, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável e os planos de saúde, educação, mobilidade, saneamento e assistência social. O documento também serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), sendo construído de forma participativa, envolvendo a sociedade civil.
Segundo o secretário adjunto de Comunicação, Francisco da Silva Costa, a reunião definiu as prioridades da Secom para os próximos anos. “Apresentamos o plano de ação detalhado até dezembro e, principalmente, o PPA que vai nortear os trabalhos futuros, alinhando as estratégias de comunicação com os diversos setores da gestão”, afirmou.
O diretor-executivo de Imprensa, Muryllo Ferri Bastos, destacou a importância de ir além do operacional. “A ideia é fortalecer a comunicação da Prefeitura com identidade visual unificada, linguagem acessível e estratégias que aproximem ainda mais a gestão da população. Alinhar essas ações ao Plano Plurianual garante que a comunicação continue sendo uma ferramenta estratégica de transparência e participação social nos próximos anos”, explicou.
A mudança de Superintendência para Secretaria de Comunicação ocorreu na atual gestão, reforçando o compromisso da Prefeitura em tornar a comunicação institucional mais eficiente, integrada e participativa.