O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que o Brasil está em negociação para a construção de uma nova hidrelétrica binacional, desta vez com a Bolívia. A usina aproveitaria o potencial hídrico do Rio Madeira e, segundo o ministro, o tema tem sido discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Silveira ressaltou que a iniciativa é um passo importante na retomada da indústria hidrelétrica do país, comparando o potencial do projeto ao sucesso da Usina de Itaipu, construída em cooperação com o Paraguai.
A declaração foi feita durante um evento em Brasília, nesta sexta-feira (22), onde foram apresentados os resultados do leilão para contratação de energia de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). O certame, que o ministro classificou como “sucesso”, resultou em 816 MW de potência contratada e um deságio de 3,16%, com previsão de R$ 8 bilhões em investimentos.
Os 65 empreendimentos vencedores do leilão estão distribuídos por 13 estados. A Região Sul foi a mais contemplada, com 45 projetos. Rondônia, que já é cortada pelo Rio Madeira, também receberá um desses empreendimentos.