O Sebrae em Rondônia entrega nesta terça-feira (26) o estudo preliminar do Ecossistema Local de Inovação de Cacoal (ELI), no escritório regional da instituição, a partir das 8h, durante reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cacoal (Comdec).
O trabalho envolveu encontros realizados em 14 de maio, 16 de junho e 14 de julho, reunindo representantes do setor público, privado, acadêmico e sociedade civil. Participaram entidades como a Prefeitura Municipal, vereadores, CDL, Conselho Deliberativo do Sebrae, UNIR, universidades particulares, Senar, Senai, Senac, além de empresários locais e startups.
O objetivo do ELI é mapear, planejar e fortalecer o ambiente de inovação e empreendedorismo na região, gerando oportunidades de desenvolvimento sustentável, participativo e inclusivo. Durante o evento de entrega, serão apresentados os resultados consolidados e definidas diretrizes estratégicas para os próximos passos do ecossistema.
Para o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, a iniciativa reforça o compromisso com a inovação:
“Essa é uma iniciativa com vários entes que vislumbram alternativas de desenvolvimento que incluam a pauta ESG, oportunizando crescimento sustentável, participativo e exequível. Parabéns aos parceiros que compreenderam a relevância do tema junto com o Sebrae.”
O Sebrae também investiu na contratação de consultoria especializada para capacitar gestores municipais sobre leis de inovação, garantindo segurança jurídica, clareza estratégica e preparo para a implementação de políticas públicas de inovação em Cacoal.
O projeto consolida o município como referência em inovação na região, aproximando poder público, instituições de ensino, empresários e sociedade civil para a geração de soluções inovadoras e sustentáveis.