Emoção e superação marcaram a prova prática de direção veicular de duas candidatas com deficiência, atendidas pelo programa do Governo de Rondônia CNH Sem Barreiras. A aprovação, realizada no dia 15 de agosto, representou mais do que a conquista de um documento: simbolizou inclusão, autonomia e novas oportunidades.
O programa é executado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e tem como objetivo garantir acessibilidade em todas as etapas do processo de habilitação. Desde o lançamento, em março de 2025, já possibilitou a primeira CNH para cinco pessoas com deficiência. Outras cinco estão com agendamento previsto para a etapa prática entre setembro e outubro.
Para o governador Marcos Rocha, a iniciativa rompe barreiras e amplia perspectivas. “O programa fortalece a independência das pessoas com deficiência, promovendo liberdade de locomoção, além de oportunidades de trabalho, estudo e lazer”, destacou.
Veículos adaptados
O Detran-RO adquiriu automóveis adaptados que atendem até 93% das limitações físicas dos candidatos. Dois veículos estão disponíveis em Porto Velho e Ji-Paraná, podendo ser deslocados para outros municípios conforme a demanda.
Presente em Ji-Paraná, o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, afirmou que “o propósito do programa é impulsionar a vida das pessoas com deficiência e reduzir as barreiras para promover mais acessibilidade, respeito e mobilidade”.
Frentes de atuação do programa
-
Veículos adaptados: uso gratuito em CFCs de todo o estado.
-
Ledor digital: recurso que auxilia candidatos com TDAH e dislexia nas provas teóricas.
-
Redução de custos: taxa do Exame de Aptidão Física e Mental caiu de R$ 207,73 para R$ 107,23.
Histórias de superação
Entre as aprovadas está Jaqueline Ribeiro dos Reis, que utiliza cadeira de rodas. “Estar na cadeira de rodas sempre foi uma grande barreira. Hoje consigo dirigir sem barreiras, graças ao programa e ao carro adaptado”, relatou emocionada.
A segunda candidata, Caroline da Silva Sampaio, moradora de Urupá, também celebrou. “A acessibilidade representa tudo para mim. Com a CNH, terei novas oportunidades de estudo e crescimento pessoal”, disse.