A Prefeitura de Porto Velho deu início, nesta semana, à obra de revitalização da Praça Jonathas Pedrosa, a mais antiga da capital e também do estado. Localizada no centro da cidade, a praça carrega grande valor histórico e cultural, tendo recebido o nome em homenagem ao então governador do Amazonas, Jonathas Pedrosa, responsável por sancionar, em 1914, a lei que criou o município.
A iniciativa é executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e prevê uma série de melhorias estruturais e visuais, como a recuperação dos postes ornamentais, repaginação do ponto de mototaxistas, instalação de novos bancos e equipamentos, revitalização da iluminação e manutenção geral das calçadas, incluindo pintura.
Outra novidade será a restauração do busto de Jonathas Pedrosa, que ganhará uma nova base em concreto, além de podas nas árvores e paisagismo para valorizar o espaço.
Obra como resgate histórico
Segundo o presidente da Emdur, Bruno Holanda, a revitalização é uma antiga reivindicação da população, especialmente de comerciantes e frequentadores da região central.
“Com a revitalização da praça, vamos entregar de volta à sociedade um espaço restaurado. É um resgate da história de Porto Velho e da autoestima do centro da cidade, que por muitos anos foi desvalorizada”, afirmou.
A praça já recebeu tapumes para isolar a área de obras, garantindo a segurança de trabalhadores e pedestres. A expectativa é que a entrega ocorra até o dia 2 de outubro, data em que Porto Velho completa 111 anos de fundação.
“Por determinação do prefeito Léo Moraes, queremos entregar um espaço agradável, que traga mais qualidade de vida para os moradores e mais alegria para os comerciantes. A revitalização da Praça Jonathas Pedrosa não é apenas uma obra de paisagismo — é um resgate da identidade histórica e cultural deste espaço simbólico. Estamos criando um ambiente acolhedor, seguro e atrativo, que estimula o comércio local e convida as famílias a voltarem a ocupar esse lugar com orgulho”, completou Holanda.