O FICAR – Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia – chega à sua 2ª edição e será realizado entre os dias 25 e 29 de agosto em escolas públicas do estado. As cidades de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Porto Velho recebem a programação, que inclui exibição de animações nacionais, oficinas e rodas de conversa.
O projeto é uma realização da Associação Ambientalista Verde Vida e foi contemplado no Edital nº 06/2024 – SEJUCEL/SIEC da Lei Paulo Gustavo. O objetivo é democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao cinema, além de estimular o olhar crítico e criativo dos estudantes.
Além das sessões de filmes, a programação traz a Oficina de Pixilation e uma roda de conversa sobre os desafios e a importância da animação na Amazônia. Haverá ainda uma homenagem especial ao professor e cineasta Marcos Magalhães, criador do famoso ratinho de massinha do programa Castelo Rá-Tim-Bum e um dos fundadores do Anima Mundi.
De acordo com Izadora Jemima, diretora da Associação Verde Vida, o festival é uma oportunidade de fortalecer a produção regional.
“É de extrema importância difundirmos o cinema de animação feito em Rondônia e levarmos o audiovisual como ferramenta educativa para dentro das escolas”, destacou.
Filmes selecionados
A mostra reúne obras de várias partes do Brasil. Do Rio de Janeiro, estão títulos como Meu nome é Maalum (Eduardo Lurnel) e Os Três Porquinhos (Claudio Roberto Lima Guimarães). Da Paraíba, será exibida Era uma noite de São João (Bruna Velden). De Minas Gerais, o público verá Pororoca (Fernanda Roque).
Rondônia também marca presença com produções locais:
-
Nazaré: do verde ao barro (Juraci Júnior);
-
Pela Água, Sempre! (Douglas de Magalhães e Juraci Júnior);
-
Planeta Fome (Édier William).
Programação do FICAR 2025
-
25/08 – Guajará-Mirim: Escola EEEMTI Simon Bolívar (manhã e tarde);
-
26/08 – Nova Mamoré: Escola EEEFM Salomão Silva (manhã e tarde);
-
27/08 – Porto Velho: Escola Oswaldo Piana;
-
28/08 – Porto Velho: Escola EMEF Estela de Araújo Compasso (manhã e tarde);
-
29/08 – Porto Velho: Escola Estudo e Trabalho (manhã – exibição / tarde – roda de conversa com Juraci Júnior e Édier William + homenagem a Marcos Magalhães).
O FICAR conta com apoio do Governo de Rondônia, FEDEC, Ministério da Cultura e Governo Federal, através dos recursos da Lei Paulo Gustavo.