De janeiro a julho de 2025, Rondônia exportou aproximadamente US$ 2 bilhões para 97 países, segundo dados disponibilizados pelo Observatório da Indústria de Rondônia, da FIERO. A China manteve-se como principal destino, com 31,46% do total, seguida por Espanha, Turquia, Argélia, México e Estados Unidos, que responderam por 4,75% das exportações.
A pauta exportadora do estado segue fortemente baseada no agronegócio, com destaque para a soja (49,8%), carnes (38,6%) e café (4,9%). O dado referente às exportações para os Estados Unidos ganha relevância diante das discussões sobre novas taxações impostas pelo país.
Novos estudos estratégicos
O Observatório anunciou uma série de estudos que serão lançados nos próximos meses, como “Rondônia em Números” e “Indústria em Números”, oferecendo um panorama detalhado do estado com indicadores demográficos, sociais, educacionais, econômicos e de infraestrutura, destacando oportunidades e desafios para o desenvolvimento regional.
No dia 2 de setembro, será realizado o lançamento dos estudos “Tendências em Indústria 4.0 e Transformação Digital e Sustentabilidade”, durante o Webinar – Rotas Tecnológicas e Bioeconomia. O evento apresentará resultados de pesquisas prospectivas em parceria com os Observatórios da Indústria, com foco em inovação, sustentabilidade e transformação digital.
Sobre o Observatório
O Observatório da Indústria de Rondônia atua como um hub de dados e inteligência de negócios, subsidiando decisões estratégicas para uma indústria mais sustentável e competitiva. A iniciativa oferece informações qualificadas a empresários, gestores públicos, academia e sociedade, desenvolvendo estudos, análises de cenários, antecipando tendências tecnológicas e mercadológicas, além de apoiar projetos estratégicos que impactam o setor industrial local.
Integrado ao Observatório Nacional da Indústria, o hub rondoniense conecta-se a uma rede com mais de 300 profissionais no país, promovendo troca de informações, disseminação de conhecimento e construção de soluções inovadoras. Com foco em inovação e desenvolvimento sustentável, o Observatório contribui para o fortalecimento da indústria de Rondônia e da Amazônia Legal, impulsionando competitividade regional e novas oportunidades de negócios.